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capa do ebook O PAPEL TRANSFORMADOR DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE “A HISTÓRIA DO JOÃO-DE-BARRO”

O PAPEL TRANSFORMADOR DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE “A HISTÓRIA DO JOÃO-DE-BARRO”

A degradação ambiental é um

objeto de reflexão da sociedade que está

presente nas obras literárias. A leitura de tais

histórias agrega saberes e fomenta mudanças

para o alcance de uma sociedade mais

sustentável. Com intuito de se problematizar

os ensinamentos sobre Educação Ambiental

que podem ser assimilados nesse material,

realizou-se a análise de “A história do Joãode-

barro”, de Priscilla de Paula. A mensagem

principal da obra centra-se nas consequências

do desmatamento, cuja abordagem se inicia a

partir da destruição da floresta onde João-debarro

habitava. A articulação das linguagens

visual e verbal enriquece as possibilidades de

sensibilização das crianças acerca dos efeitos

da ação antrópica sobre o meio ambiente. As

ilustrações ocupam a maior parte das páginas e

captam os principais momentos do texto escrito.

São cruciais para suscitar emoções, atuando na

produção de sentidos através do uso de cores

que transmitem sensações positivas e negativas

conforme o desenvolvimento da narrativa.

O livro representa uma ferramenta eficaz

para estimular a adoção de comportamentos

responsáveis perante o meio ambiente, além

de despertar reflexões acerca da consequência

da interferência humana no equilíbrio ecológico.

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O PAPEL TRANSFORMADOR DA LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE “A HISTÓRIA DO JOÃO-DE-BARRO”

  • DOI: 10.22533/at.ed.7111925018

  • Palavras-chave: Literatura; Infância; Desenvolvimento ecológico-moral.

  • Keywords: Literature; Childhood; Ecological-moral development.

  • Abstract:

    The environmental degradation is

    an object of society’s reflection that is frequent

    in Literature. Reading such stories aggregates

    knowledge and fosters change for sustainable

    society. In order to problematize the teachings

    on Environmental Education that can be

    assimilated, “A história do João-de-barro”, by

    Priscilla de Paula, has been analysed. The

    main message of the book focuses on the

    consequences of deforestation, whose approach

    starts from the destruction of the forest where

    João-de-barro lived. The articulation of visual

    and verbal language enriches the possibilities of

    sensitizing the children about anthropic effects

    on environment. The drawings occupy most

    of the pages and captures the main moments

    of the written text. They are crucial to arouse

    emotions, acting in the production of meanings

    through the use of colors that transmit positive

    and negative sensations as the narrative

    development. The book represents an effective

    tool to stimulate responsible behaviors in

    face of environment, besides waking up reflections about consequences of human

    interventions in ecological balance.

  • Número de páginas: 15

  • Laís Gumier Schimith
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