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capa do ebook ROSAURA, A ENJEITADA (1883): EFÍGIE OU ESFINGE DE BERNARDO GUIMARÃES?

ROSAURA, A ENJEITADA (1883): EFÍGIE OU ESFINGE DE BERNARDO GUIMARÃES?

É um fato reconhecido que no

romance Rosaura, a enjeitada, Bernardo

Guimarães (BG) teria se autorretratado como

estudante de direito na São Paulo da década de

1840. Apesar de ter se apresentado como um

jovem pobre e moreno, na pele do personagem

Belmiro, em reiteradas ocasiões BG tem

sido visto como rico, branco e até como um

aristocrata. Com base em pesquisa biográfica

inédita, pretendo levantar a hipótese de que

além do suposto autorretrato, que BG chamou

de efígie, e de busto, Belmiro, o autor possa ter

se mostrado na obra de outra maneira, a qual

representaria uma esfinge a ser desvendada, e

que estaria entranhada em meio à temática, ao

enredo e seus personagens. Proponho, ainda,

com base em pesquisa biográfica fartamente

documentada, que a suposta esfinge guardaria

correlações com os segredos que integraram a

vida da familiar de BG. O próprio escritor, em

carta a um amigo, em 1883, pode ter levantado

a questão. Com ironia, considerou: será o meu

busto verônica?

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ROSAURA, A ENJEITADA (1883): EFÍGIE OU ESFINGE DE BERNARDO GUIMARÃES?

  • DOI: 10.22533/at.ed.71119250117

  • Palavras-chave: efígie; hierarquias; enjeitamento; esfinge; macabro.

  • Keywords: effigy; hierarchies; straightenment; sphinx; macabre.

  • Abstract:

    It is a well-known fact that

    Bernardo Guimarães (BG) would have selfportrayed

    as a law student in São Paulo in the

    1840s in the novel Rosaura, the outspoken.

    Despite presenting himself as a poor and dark

    young man in the role of Belmiro, on repeated

    occasions BG has been seen as rich, white and

    even as an aristocrat. Based on unpublished

    biographical research, I intend to raise the

    hypothesis that in addition to the supposed selfportrait,

    which BG called the effigy, and bust,

    Belmiro, the author may have shown in the work

    in another way, which would represent a sphinx

    to be unveiled , and that it would be entangled

    in the middle of the thematic, to the plot and

    its personages. I also propose, based on well

    documented biographical research, that the

    supposed sphinx would maintain correlations

    with the secrets that integrated the life of the

    relative of BG. The writer himself, in a letter to

    a friend in 1883, may have raised the question.

    Ironically, he considered: Will it be my veronica

    bust?

  • Número de páginas: 15

  • marcus caetano domingos
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