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capa do ebook PRODUÇÃO DE SENTIDOS E (RE) SIGNIFICAÇÃO NA HISTÓRIA A PARTIR DO MOVIMENTO BLACKFACE

PRODUÇÃO DE SENTIDOS E (RE) SIGNIFICAÇÃO NA HISTÓRIA A PARTIR DO MOVIMENTO BLACKFACE

Como identificar em um texto a

presença explícita de outro(s) texto(s)? Qual

efeito de sentido é buscado com essa utilização?

A fim de evidenciar esse mecanismo linguístico,

selecionamos algumas cenas da série televisiva

intitulada 220 volts lançada em 2014 pelo ator

Paulo Gustavo, o qual apresenta, dentre outras

personagens, a cômica Ivonete, uma mulher

negra e pobre que luta pela sobrevivência.

Como o intuito da série era a produção de

humor, Ivonete foi ridicularizada, exagerada em

suas características negras, o que nos remete

à técnica do Blackface. Nisso, vislumbramos

a intertextualidade que se estabelece nessa

série com a referida técnica. Entretanto, não

temos uma simples retomada do Blackface:

estamos diante de um quadro invertido dos

fatos ocorridos no passado que traz como

resultado uma paródia. Desse modo, notamos

a presença de aspectos dialógicos e polifônicos

na série. Segundo o criador da personagem,

o efeito de sentido pretendido é enaltecer a

mulher negra e empoderada. Contudo, para

isso, foi preciso ridicularizar o negro, utilizando

a criticada técnica do Blackface. A partir do

exposto, abordaremos os efeitos de sentidos

produzidos com tal personagem, buscando

compreender até que ponto a comédia pode

se valer de práticas racistas para a produção

de humor. Para tanto, aplicamos os conceitos

de paródia e intertextualidade na concepção

de Fávero (2003), Sant’Anna (2002), dentre

outros.

 

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PRODUÇÃO DE SENTIDOS E (RE) SIGNIFICAÇÃO NA HISTÓRIA A PARTIR DO MOVIMENTO BLACKFACE

  • DOI: 10.22533/at.ed.57519180110

  • Palavras-chave: Intertextualidade; Blackface; Paródia

  • Keywords: Intertextuality; Blackface; Parody

  • Abstract:

    How to identify in a text the

    explicit presence of other(s) text(s)? Which

    effect of meaning is searched with this use? In

    order to evidence this linguistic mechanism, we

    select some scenes from the television series titled 220 volts launched in 2014 by the actor Paulo Gustavo, which presents, among

    other characters, the comical Ivonete, a black and poor woman who fights for survival.

    Since the purpose of the series was the production of humor, Ivonete was ridiculed,

    exaggerated in her black characteristics, which brings us to the blackface technique.

    In this, we see the intertextuality that is established in this series with the mentioned

    technique. However, we are not faced with a simple resumption of the blackface: we

    are faced with an inverted picture of the events occurred in the past that results in a

    parody. In this way, we notice the presence of dialogical and polyphonic aspects in

    the series. According to the creator of the character, the intended effect is to enhance

    the black and empowered woman. However, for this, it was necessary to ridicule the

    black, using the criticized blackface technique. From the above, we will approach the

    effects of senses produced with such a character, trying to understand to what extent

    the comedy can use racist practices for the production of humor. For that, we apply the

    concepts of parody and intertextuality in the conception of Fávero (2003), Sant’Anna

    (2002), among others.

  • Número de páginas: 15

  • Daiany Bonácio
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