Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PERCEÇÕES DOS FORMANDOS SOBRE A FORMAÇÃO PARA DOIS NÍVEIS EDUCATIVOS

PERCEÇÕES DOS FORMANDOS SOBRE A FORMAÇÃO PARA DOIS NÍVEIS EDUCATIVOS

A formação inicial de professores

tem observado alterações relativamente à

sua estrutura e organização bem como aos

pressupostos que a fundamentam. Neste

sentido, o estudo procura analisar as perceções

dos formandos sobre o modelo de formação que

habilita para a Educação Pré-escolar e para o

1.º Ciclo do Ensino Básico de uma escola de

formação de Portugal. O estudo segue uma

linha metodológica de natureza quantitativa,

utilizando o questionário como instrumento de

recolha de dados, processados com auxílio

à ferramenta R. Os dados foram analisados

de forma interpretativa, apontando para a

adequação do modelo de formação, para as

oportunidades que tem um curso que forma

para dois níveis, a importância da articulação

entre a teoria e a prática e a importância na

investigação.

Ler mais

PERCEÇÕES DOS FORMANDOS SOBRE A FORMAÇÃO PARA DOIS NÍVEIS EDUCATIVOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.7591925011

  • Palavras-chave: formação inicial; professores; educadores; modelo de formação

  • Keywords: initial teacher training; teachers; educational programmes.

  • Abstract:

    In the last decades, initial teacher

    training has seen changes in its structure

    and organization, as well as the underlying

    assumptions. In this sense, this study seeks to

    analyze the perceptions of the trainees about

    model that qualifies for Pre-school Education

    and 1st Cycle of Basic Education. The study

    follows a methodological line of quantitative

    nature, using the questionnaire for data

    collection and processed with the tool R. Data

    analysis was performed in an interpretive way

    using the conceptual framework to understand

    the student’s conception. The data refer to

    the adequacy of the training model, to the

    opportunities of this kind of programs, the

    necessary articulation between theory and

    practice, the importance of action-research to

    understand deeply the professional reality.

  • Número de páginas: 15

  • ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
Fale conosco Whatsapp