Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O TEXTO LITERÁRIO NUMA PROPOSTA DE SALA DE AULA TECNOLÓGICA INVERTIDA

O TEXTO LITERÁRIO NUMA PROPOSTA DE SALA DE AULA TECNOLÓGICA INVERTIDA

Este trabalho socializa uma

experiência com a utilização de novas

metodologias de ensino que vêm contribuindo

para o aperfeiçoamento de habilidades de

leitura literária. Com o intuito de tornar as

aulas atraentes, objetivas e com o foco no

aluno, aplicou-se o modelo Flipped Classroom

(sala de aula invertida), organização curricular

diferenciada, que permita ao aluno o papel

de sujeito de sua própria aprendizagem e

mantém o papel do professor como mediador

entre o conhecimento elaborado e o aluno.

Teoricamente, Vygotsky (1896-1934), já

destacava a importância do processo de

interação social para o desenvolvimento da

mente. Seymour Papert, na linha de Piaget,

já defendia na década de 60 uma didática em

que o aluno usasse a tecnologia para construir

o conhecimento. Assim, a partir da leitura, em

casa, em grupos, das obras sugeridas pelo

Sistema Seriado de Avaliação, da Universidade

de Pernambuco, os educandos, utilizando

o powerpoint, produzem como objeto de

aprendizagem uma fotonovela da obra lida. A

experiência comprovou que a implementação do

modelo do Flipped Classroom, pode contribuir

para o desenvolvimento de habilidades e como

motivação à leitura literária.

Ler mais

O TEXTO LITERÁRIO NUMA PROPOSTA DE SALA DE AULA TECNOLÓGICA INVERTIDA

  • DOI: 10.22533/at.ed.7111925019

  • Palavras-chave: leitura, sala de aula invertida, tecnologia.

  • Keywords: Reading, Flipped Classroom, technology.

  • Abstract:

    This work socializes an expirience

    with new methodology learning use that

    comes contributing to the literary reading ability

    improvement. With the aim of become the

    classes more attractive, objective and focused in

    the student. It was applied the Flipped Classroom

    model , different curriculum organization, that

    allows the student the subject paper in their

    own learning and keep the teacher’s paper

    like mediator between learning preparer and

    to mind’s development. Theoretically, Vygtsky (

    1893-1934) , had already highlighted the social

    interaction importance to mind’s development.

    Seymour Papert, in Piaget’s way, had already

    defended in 60 decades a didatic where the

    student had used the technology to build the

    knowing. Like this, begining from reading, at

    home, in groups, the works seggested by the

    Evaluation of Series System, in Pernamuco’s

    University, the students, using PowerPoint

    sofwere, produces like learning objective a

    soap opera of read work. It is waited from this

    work, prove that the Flipped Classroom Model

    implementtion, can contribute to the abilities development and Literary Literture reading

    enjoyment.

  • Número de páginas: 15

  • ANTONIA MARIA MEDEIROS DA CRUZ
Fale conosco Whatsapp