Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook PENSAR POR IMAGENS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM PEDAGOGIA: POSSIBILIDADES COM PROFESSORES QUE ENSINAM ARTE

PENSAR POR IMAGENS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM PEDAGOGIA: POSSIBILIDADES COM PROFESSORES QUE ENSINAM ARTE

O presente trabalho visa articular

algumas questões sobre a formação continuada

em artes visuais para pedagogos. Aqui, o intuito

concentra-se em discutir questões sobre a

própria formação docente e, como esta vem

sendo pensada e articulada de forma enraizada

para dar conta dos resultados solicitados pelas

mais diversas esferas sociais. Além disso,

pretende-se apontar um pouco do trajeto de

um curso de formação continuada realizado

com professores da rede municipal de ensino

da prefeitura de Florianópolis/ Santa Catarina e,

como tal curso, realizado em parte num museu

da cidade, pode ser pensado como uma outra

via para o ensino de artes. Aqui também discutese a formação docente através de imagens

provenientes dos mais diversos repertórios

como possibilidade de movimentação do próprio

pensamento sobre arte e sobre o que se ensina

a respeito de arte nos espaços escolares.

Finalmente apresentam-se as propostas

elaboradas pelos professores participantes

do curso de formação continuada, bem como

suas possíveis reverberações em suas práticas

docentes e as problemáticas que tratam de

caminhos outros para a formação docente por

imagens

Ler mais

PENSAR POR IMAGENS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM PEDAGOGIA: POSSIBILIDADES COM PROFESSORES QUE ENSINAM ARTE

  • DOI: 10.22533/at.ed.56819180111

  • Palavras-chave: Formação docente; ensino; artes visuais, imagem

  • Keywords: Teacher training; teaching; visual arts, image

  • Abstract:

    The present work aims to

    articulate some questions about continuing

    education in the visual arts for pedagogues.

    Here, the focus is on discussing questions

    about teacher education itself, and how it has

    been thought and articulated in a rooted way to

    account for the results requested by the most

    diverse social spheres. In addition, it is intended

    to indicate a little of the course of a continuing

    education course conducted with teachers of

    the municipal teaching network of Florianopolis /

    Santa Catarina prefecture and, as such course,

    partially done in a city museum, can be thought

    of as another way to teach arts. Here also the

    teacher training is discussed through images

    from the most diverse repertoires as a possibility

    of movement of the own thought about art and

    about what is taught about art in the school

    spaces. Finally, we present the proposals

    developed by the teachers participating in

    the continuing education course, as well as

    their possible reverberations in their teaching

    practices and the problems that deal with other

    avenues for teacher education through images

  • Número de páginas: 15

  • Angélica D'Avila Tasquetto
Fale conosco Whatsapp