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capa do ebook Macabéa frente ao espelho: dissonâncias prolíferas e ressonâncias do gauche drummondiano

Macabéa frente ao espelho: dissonâncias prolíferas e ressonâncias do gauche drummondiano

Em Macabéa, personagem principal

de A hora da estrela, materializa-se a figura do

gauche, mencionado na primeira estrofe do

“Poema de sete faces”, de Carlos Drummond

de Andrade. A protagonista clariciana assume

sete formas de viver que conduzem ao

deslocamento no mundo: 1) pessoa contrária

ao ato de pensar; 2) falante fugidia à utilização

da linguagem; 3) sujeito desgarrado da cultura

tecnológica; 4) metonímia da miséria social; 5)

antítese do Belo estético; 6) ser a-histórico; 7)

“animal apolítico” (em contraposição à definição

de Aristóteles).

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Macabéa frente ao espelho: dissonâncias prolíferas e ressonâncias do gauche drummondiano

  • DOI: 10.22533/at.ed.70419250117

  • Palavras-chave: Clarice Lispector; Carlos Drummond de Andrade; Abralic

  • Keywords: Clarice Lispector; Carlos Drummond de Andrade; Abralic

  • Abstract:

    In Macabéa, main character in

    A hora da estrela, the gauche’s illustration is

    materialized. It is mentioned in the first verse of

    “Poema de sete faces”, by Carlos Drummond

    de Andrade. The Clarice Lispector’s protagonist

    assumes seven forms of living that lead to

    the displacement in the world: 1) somebody

    contrary to the action of thinking; 2) speaker

    opposed to the language; 3) person separated

    from technological culture; 4) social poverty’s

    metonymy; 5) Beautiful aesthetic’s antithesis;

    6) no-historical human being; 7) “nonpolitical (in

    opposition to Aristotle’s definition) animal”.

  • Número de páginas: 15

  • Saul Cabral Gomes Júnior
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