Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM HISTÓRICO DE CÂNCER DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19)

REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM HISTÓRICO DE CÂNCER DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Pesquisa de cunho reflexivo, a qual teve como objetivo realizar reflexão sobre a qualidade de vida de pessoas com câncer durante a pandemia de Covid-19. A base para as reflexões ocorreu a partir de publicações nacionais e internacionais relacionadas a qualidade de vida de pessoas com câncer. Foram incluídas publicações na área da enfermagem e de controle de infecção, que possibilitaram o aprofundamento das reflexões sobre a prevenção na transmissão do coronavírus em pessoas com câncer. A reflexão foi constituída em três temas: Qualidade de vida de pessoas com histórico de câncer; Impacto da pandemia na qualidade de vida de pessoas com histórico de câncer; Estratégias para promoção da qualidade de vida de pessoas com histórico de câncer durante a pandemia. Destaca-se que a pandemia causada pelo coronavírus pode culminar em prejuízos para a Qualidade de Vida da população, sobretudo em pessoas com câncer, por pertencerem ao grupo de risco para complicações da Covid-19. Concluiu-se que além do atraso e/ou descontinuidade do tratamento, do risco no comprometimento da detecção precoce, outros aspectos da vida das pessoas com câncer podem ter sido afetados durante a pandemia. Assim, destaca-se a importância da implementação de estratégias voltadas para promoção da saúde e qualidade de vida de forma segura em tempos de pandemia, especialmente voltadas para os seguintes aspectos: vacinação, autocuidado, lazer, atividade física, hábitos alimentares saudáveis, boa qualidade de sono e repouso, boas relações sociais e espirituais, manejo dos efeitos colaterais do tratamento antineoplásico, continuidade no tratamento/rastreamento e na saúde mental.

Ler mais

REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM HISTÓRICO DE CÂNCER DURANTE A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19)

  • DOI: 10.22533/at.ed.73922240615

  • Palavras-chave: Covid-19, qualidade de vida, câncer, cuidados de enfermagem.

  • Keywords: -

  • Abstract:

    -

  • Número de páginas: 19

  • Maria Isabel Raimondo Ferraz
  • Andrielly de Campos Moreira
Fale conosco Whatsapp