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UMA PROFESSORA NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

As pesquisas na área da educação superior e de gênero sobre carreiras das ciências exatas, ainda são recentes no Brasil. Para as mulheres, apesar de terem conquistado lugar em profissões ditas “masculinas”, esses espaços não são amigáveis. Elas entraram em massa nas universidades, mas não necessariamente como professoras, até mesmo no serviço público, onde já não existem barreiras ao ingresso das mulheres, sua ascensão nos ambientes “masculinos” ainda encontra muitos obstáculos. Este artigo apresenta reflexões sobre a carreira de uma professora do departamento de Física de uma universidade federal, a partir de sua narrativa biográfica. A investigação partiu da seguinte questão norteadora: as relações de gênero afetam a carreira de uma docente do curso de Física? O principal objetivo foi identificar a percepção da discriminação de sexo e gênero na relação entre colegas de trabalho no departamento de Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do nordeste brasileiro, sob o ponto de vista de uma das docentes. O embasamento teórico foi pautado nas discussões sobre as relações de gênero e a divisão sexual do trabalho, considerando a cultura e o campo acadêmico. A técnica de coleta de dados empregada foi a de entrevista narrativa biográfica, e foi realizado um ciclo de três entrevistas. Os dados foram analisados, a partir da construção da (auto) biografia, utilizando a análise do discurso. Nos resultados, foi possível identificar que as relações de gênero interferiram na trajetória profissional da docente biografada e as diferenças entre homens e mulheres se apresentam e se reproduzem em todos os tipos de atividades

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UMA PROFESSORA NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

  • DOI: 10.22533/at.ed.3572224066

  • Palavras-chave: Carreira acadêmica feminina. Gênero no campo acadêmico. Mulheres em carreiras masculinas.

  • Keywords: Female academic career. Gender in the academic field. Women in male careers.

  • Abstract:

    Higher education and gender research on exact science careers is still recent in Brazil. Women, although they have gained a place in so-called “male” professions, these spaces are not friendly. They have entered the universities en masse, but not necessarily as teachers, even in the public service, where there are no barriers to women's entry, their rise in “male” environments still faces many obstacles. This article presents reflections on the career of a professor of the physics department of a federal university, from her biographical narrative. The research started from the following guiding question: do gender relations affect the career of a physics teacher? The main objective was to identify the perception of gender and gender discrimination in the relationship between co-workers in the physics department of an IFES in northeastern Brazil, from the point of view of one of the teachers. The theoretical basis was based on discussions about gender relations and the sexual division of labor, considering the culture and the academic field. The data collection technique used was the biographical narrative interview, and a cycle of three interviews was performed. Data were analyzed from the construction of (auto) biography using discourse analysis. In the results it was possible to identify that the gender relations interfered in the professional career of the biographed teacher and the differences between men and women present and reproduce themselves in all kinds of activities.

  • Número de páginas: 18

  • Glória de Lourdes Freire Rabay
  • Lucimeiry Batista da Silva Rabay
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