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capa do ebook A COR COMO ARTEFATO CULTURAL NO PROCESSO EDUCATIVO

A COR COMO ARTEFATO CULTURAL NO PROCESSO EDUCATIVO

 Este artigo aborda experiências

com a cor a partir de pinturas em aquarela

por meio de práticas educativas feitas em

oficinas de artes plásticas na Escola Estadual

Augusto Antunes (EEAA), no Estado do

Amapá-BR, com estudantes de 1º ano do

Ensino Médio. Objetivando analisar como

experiências artísticas com a cor podem

promover diálogos crítico-reflexivos sobre

as práticas sociais cotidianas no processo

de ensino e aprendizagem. Trazendo como

principais aportes teóricos Pedrosa (1995),

Aslan e Iavelberg (2006), Ostrower (1990),

Dewey (2010), Certeau (1998), Geertz (1997).

Os caminhos metodológicos basearam-se na

perspectiva qualitativa delimitada pelo uso

da pesquisa-ação. Na experienciação com

a cor resultou em trabalhos diversificados,

simples, aquarelas suaves, intensas; levando

a uma conscientização das competências e

habilidades evidenciadas nas produções de

temas diversificados, expressivos e criativos,

refletindo as vivências cotidianas dos alunos.

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A COR COMO ARTEFATO CULTURAL NO PROCESSO EDUCATIVO

  • DOI: 10.22533/at.ed.5681918016

  • Palavras-chave: Cor; Artefato cultural; Experiência artística; Aprendizagem.

  • Keywords: Color; Cultural artifact; Artistic experience; Learning

  • Abstract:

    This article discusses color

    experiences from watercolor paintings by means

    of educational practices done in plastic arts

    workshops at the Augusto Antunes State School

    (EEAA), State of Amapá, Brazil, with students

    from the 1st year of secondary education .

    Aiming to analyze how artistic experiences with

    color can promote critical-reflexive dialogues

    about everyday social practices in the teaching

    and learning process. The main theoretical

    contributions are Pedrosa (1995), Aslan and

    Iavelberg (2006), Ostrower (1990), Dewey

    (2010), Certeau (1998) and Geertz (1997).

    The methodological paths were based on the

    qualitative perspective delimited by the use of

    action research. In the experience with color

    resulted in diversified works, simple, soft, intense

    watercolors; leading to an awareness of the

    skills and abilities evidenced in the productions

    of diverse, expressive and creative themes,

    reflecting the daily experiences of students

  • Número de páginas: 15

  • CRISTIANE MACHADO CORREA FERREIRA
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