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capa do ebook Por que ser um clássico? – Notas em abismo sobre “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino

Por que ser um clássico? – Notas em abismo sobre “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino

O mise-en-abîme do escritor

francês André Gide foi tomado emprestado

da heráldica, onde a reprodução de um

escudo, ad infinitum, um dentro do outro, gera

a sensação de espelhamento. Encontramos

esse espelhamento no “romance de inícios

de romances” Se um viajante numa noite

de inverno, do escritor italiano Italo Calvino.

A partir de uma análise aproximativa entre a

coletânea de ensaios Por que ler os clássicos,

e o “romance de início de romances” Se um

viajante numa noite de inverno, ambos de

Italo Calvino, tentaremos aplicar conceitos tais

como figura, do filólogo alemão Erich Auerbach,

e mise-en-abîme, de André Gide.

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Por que ser um clássico? – Notas em abismo sobre “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino

  • DOI: 10.22533/at.ed.71119250112

  • Palavras-chave: Mise-en-abîme; Figura; Escrita Criativa

  • Keywords: Mise-en-abîme, Figure, Creative Writing.

  • Abstract:

    The mise-en-abîme of the French

    writer André Gide was borrowed from heraldry,

    where the reproduction of a shield, ad infinitum,

    one inside another, creates the sensation of

    mirroring. We find this mirroring in the “Novel of

    Beginnings of Novels” If a traveler on a winter

    night, by the Italian writer Italo Calvino. From an

    approximate analysis between the collection of

    essays Why read the classics, and the “Novel

    of beginnings of Novels” If a traveler on a

    winter night, both from Italo Calvino, we’ll try to

    apply concepts such as figure, from the German

    philologist Erich Auerbach, and mise-en-abîme,

    from André Gide.

  • Número de páginas: 15

  • Patricia Gonçalves Tenório
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