Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook REFLEXÕES AMBIENTAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

REFLEXÕES AMBIENTAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Fundamentado em Fávero (2010), Marin (1995), Niskier (1999), Nóvoa (1992) e Vianna (1999), este trabalho objetivou desenvolver uma análise reflexiva com relação ao contexto das Políticas Nacionais de Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Belém. Procuramos desenvolver a trajetória das Políticas Nacionais de Educação Ambiental correlacionando com o que se tem permeado dentro da fundamentação teórica da formação continuada e fazendo a relação com a práxis pedagógica desses professores alfabetizadores na rede, bem como procurando traçar algumas reflexões sobre seu processo de formação continuada, tendo em vista que é parte integrante de uma pesquisa maior cujo objetivo é gerar dissertação de mestrado. Para compreender melhor a prática dessa formação da rede municipal de ensino de Belém, analisamos inicialmente uma experiência desenvolvida pela mesma, buscamos finalizar com uma abordagem para uma análise crítica do contexto percebido, porém por se tratar de uma pesquisa inicial, os resultados mais conclusivos só deverão surgir ao final da referida pesquisa.

Ler mais

REFLEXÕES AMBIENTAIS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

  • DOI: 10.22533/at.ed.7632220056

  • Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Docente. Prática Pedagógica.

  • Keywords: Environmental education. Teacher training. Pedagogical Practice

  • Abstract:

    This work aimed to develop a reflexive analysis in relation to the context of the National Environmental Education Policies in the Continuing Education of Literacy Teachers of the Municipal Network of Belém, guided by the theoretical framework Fávero (2010), Marin (1995), Niskier (1999), Nóvoa (1992) and Vianna (1999). We developed the trajectory of the National Environmental Education Policies according to the theoretical foundation of continuing education, mainly related to pedagogical praxis, these literacy teachers in the network, in addition, we try to trace some reflections about their process of continuing education, considering that it is an integral part of a larger research, to generate master’s thesis. To better understand the practice of this formation of the municipal school network of Belém, initially, we analyzed an experience developed by the training, to be finished with an approach to a critical analysis of the perceived context because it is initial research, the most conclusive results should only emerge at the end of the research.

  • Número de páginas: 14

  • Maria Ludetana Araujo
  • Walter da Silva Braga
Fale conosco Whatsapp