Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook GEOGEBRA: A TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

GEOGEBRA: A TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

Este trabalho buscou levantar uma discussão acerca do uso do aplicativo GeoGebra e a acessibilidade linguística para aumentar a acessibilidade dos alunos surdos na sala de aula.  O GeoGebra é um software criado por Markus Hohenwarter que reúne as mais diferentes ferramentas e recursos de álgebra, geometria, probabilidade e outros, em diferentes formas de representação. Além disso, devemos pensar que a tecnologia está cada vez mais presente, nas atuais gerações e em sala de aula. O uso das imagens permite então, uma ponte de acessibilidade para os alunos surdos, tendo em vista a forma como essa comunidade se comunica, com a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS. Conclui-se que a aplicabilidade do software em disciplinas de exatas, em especial a matemática, vai facilitar o processo de ensino-aprendizagem, e não só deles, mas também de todos os alunos ouvintes, em diversos conteúdos, isso porque o software livre GeoGebra possui mecanismos articulados que auxiliam no entendimento de conceitos abstratos e de difícil compreensão dos alunos, usando forma e cor. Sua aplicação ocasiona bons resultados, como demonstrado na literatura apresentada.

Ler mais

GEOGEBRA: A TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

  • DOI: 10.22533/at.ed.16222120518

  • Palavras-chave: Inclusão, GeoGebra, Surdos, Libras.

  • Keywords: Inclusion, GeoGebra, Deaf, Libras.

  • Abstract:

    This work sought to raise a discussion about the use of the GeoGebra application and linguistic accessibility to increase the accessibility of deaf students in the classroom. GeoGebra is a software created by Markus Hohenwarter that brings together the most different tools and resources of algebra, geometry, probability, and others, in different forms of representation. In addition, we must think that technology is increasingly present, in current generations and the classroom. The use of images then allows a bridge of accessibility for deaf students, given the way this community communicates, with the Brazilian Sign Language, LIBRAS. It is concluded that the applicability of the software in exact disciplines, especially mathematics, will facilitate the teaching-learning process, not only for them but also for all listening students, in different contexts, because the free software GeoGebra has articulated mechanisms that help the understanding of abstract concepts that are difficult for students to understand, using shape and color. Its application produces good results, as demonstrated in the literature presented.

  • Número de páginas: 9

  • Wáquila Pereira Neigrames
  • Gustavo Henrique Silva
Fale conosco Whatsapp