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capa do ebook A Atuação do Estado no Desenvolvimento Nacional da Indústria Criativa de Serious Games

A Atuação do Estado no Desenvolvimento Nacional da Indústria Criativa de Serious Games

O presente trabalho representa o

início de uma pesquisa com temática central

que visa abordar a relação entre as políticas

públicas promovidas pelo Estado, por meio

da Administração Pública Direta e Indireta, e

o efetivo desenvolvimento da indústria criativa

de serious games (jogos sérios), o qual busca

garantir a democratização do acesso à essa

tecnologia que tem como objetivo promover

a cultura nacional, a educação, a saúde, a

segurança, e a formação profissional. Além

da relevante necessidade de democratização

do acesso às políticas públicas de fomento

para os desenvolvedores de jogos que visam

o desenvolvimento econômico desse mercado.

Por fim, salienta-se que há a ausência de

arcabouço jurídico referente aos jogos digitais,

não havendo legislação ou regulação que

estabeleça um plano jurídico-institucional

para o setor, o que cria entraves para o

desenvolvimento social, cultural e econômico

desse segmento, mas que de forma promissora,

a ANCINE estabeleceu agenda regulatória para

2015/2016 a fim de promover a regulação,

fomento e fiscalização de jogos digitais, com a

previsão de Consultas Públicas, intensificando

a participação de agentes do setor e da

sociedade nas ações propostas, e garantindo

assim, a liberdade de sugerir novas ações. 

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A Atuação do Estado no Desenvolvimento Nacional da Indústria Criativa de Serious Games

  • DOI: 10.22533/at.ed.75919250115

  • Palavras-chave: Políticas públicas, serious games, fomento, democratização.

  • Keywords: Public policies, serious games, support, democratization.

  • Abstract:

    The present work represents the

    beginning of a research with a central theme

    that aims to address the relationship between

    public policies promoted by the State through

    Direct and Indirect Public Administration and

    the effective development of the serious games

    creative industry, which seeks to guarantee the

    democratization of access to this technology

    that aims to promote national culture, education,

    health, safety, and vocational training. In

    addition to the relevant need for democratization

    of access to public support policies for game

    developers aimed at the economic development

    of this market. Finally, it should be noted that

    there is a lack of legal framework regarding

    to digital games, there is no legislation or

    regulation that establishes a legal-institutional

    plan for the sector, which creates obstacles to

    the social, cultural and economic development

    of this segment. However, in a promising way,

    ANCINE established a regulatory agenda for

    2015/2016 in order to promote the regulation,

    promotion and supervision of digital games,

    with the prediction of Public Consultations,

    intensifying the participation of agents of the sector and society in the proposed actions, and thus ensuring the freedom to suggest

    new actions.

  • Número de páginas: 15

  • Andrei Rossi Mango
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