Visualizações

3

Memória e subjetividade de uma cena musical através da história oral

O estudo da memória exige do pesquisador alto nível de cuidado que se inicia pelo conhecimento do próprio termo. Somente desta forma é possível escolher o método de trabalho mais adequado, a fim de se obter os resultados esperados da forma mais eficaz. A história oral revela-se como um conjunto de técnicas especialmente adequado à pesquisa em memória, capaz de perceber as diversas subjetividades humanas através das entrevistas, capturadas por ferramentas tecnológicas em áudio e vídeo para, então, serem convertidas à linguagem escrita. Através da história oral foi possível abordar, da maneira mais condizente aos objetivos da nossa pesquisa, a memória da cena musical do rock em Vitória da Conquista-BA durante o período de 2000 a 2019. A experiência revelou grande rol de possibilidades de análise do conteúdo colhido, sendo possível, inclusive, perceber novas nuances para futuras revisitas ao material original, considerando-se o arquivo em vídeo como o mais próximo da experiência in loco e, portanto, grande fonte de dados subjetivos, impossíveis de serem transmitidos com a devida fidelidade através da linguagem escrita.

Memória e subjetividade de uma cena musical através da história oral

DOI: 10.22533/at.ed.6022225057

Palavras chave: Memória. História oral. Subjetividade. Fonte oral. Cena musical.

Keywords: Memory. Oral history. Subjectivity. Oral source. Music scene.

Abstract:

The study of memory demands a high level of caution from the researcher, which begins with the knowledge of the term itself. Only with this procedure is it possible to choose the most suitable working method, in order to obtain the expected results in the most effective way. Oral history reveals itself as a set of techniques especially suited to memory research, capable of perceiving human subjectivities through interviews, captured by technological tools in audio and video to then be converted to written language. Through oral history, it was possible to approach, in the most appropriate way to the objectives of our research, the memory of the rock music scene in Vitória da Conquista-BA during the period from 2000 to 2019. The experience revealed a great range of possibilities for content analysis collected, and it is even possible to perceive new nuances in future revisits to the original material, considering the video file as the closest to the live experience and, thus, a great source of subjective data, impossible to be transmitted with due fidelity. through written language.

Autores

  • Plácido Oliveira Mendes
  • Felipe Eduardo Ferreira Marta