Eletromiografia e a Fadiga Muscular: Análise da Compreensão de Alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

O presente trabalho é um projeto de pesquisa desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso o qual tem como objetivo geral analisar a compreensão dos alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (EF/UFGRC) sobre a utilização da Eletromiografia (EMG) no estudo da fadiga muscular, e especificamente objetivamos: - Verificar o conhecimento dos alunos do Curso de EF/UFG-RC sobre a fadiga muscular; - Descrever a compreensão dos alunos do Curso de EF/UFG-RC sobre o conceito de EMG; - Identificar como os alunos do Curso de EF/UFG-RC compreendem a utilização da EMG no estudo da fadiga muscular; - Verificar a compreensão dos alunos do Curso de EF/UFG-RC acerca da importância do conhecimento sobre a utilização da EMG no estudo da fadiga muscular para a atuação do profissional de Educação Física. Realizou-se uma pesquisa de campo do tipo exploratória e descritiva, a qual teve como universo os alunos regularmente matriculados no Curso de EF/ UFG-RC nos três últimos períodos vigentes no segundo semestre de 2016. Tivemos uma amostra não probabilística por acessibilidade, contabilizando 33 alunos. A coleta de dados foi por meio de um questionário com perguntas objetivas e discursivas. Os dados coletados foram analisados segundo uma abordagem quanti-qualitativa. Nesse sentido, verificamos a necessidade de conhecimentos referentes a EMG e a fadiga muscular se fazerem presentes na formação acadêmica dos alunos de Educação Física, possibilitando esses futuros profissionais da área se qualificarem e planejarem treinos de acordo com os limites fisiológicos de cada indivíduo.

Eletromiografia e a Fadiga Muscular: Análise da Compreensão de Alunos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

DOI: 10.22533/at.ed.92518021227

Palavras chave: Eletromiografia. Fadiga Muscular. Educação Física.

Keywords: Electromyography. Muscular Fatigue. Physical Education.

Abstract:

The present work is a research project developed as a Course Completion Work which has as general objective to analyze the students’ understanding of the Physical Education Course of the Federal University of Goiás - Regional Catalão (EF/UFG-RC) on the use of Electromyography (EMG) in the study of muscle fatigue, and specifically we aim to: - Check the knowledge of the students of the EF/ UFG-RC Course on muscle fatigue; - Describe students’ understanding of the EF/UFG-RC Course on the concept of EMG; - Identify how the students of the EF/UFG-RC Course understand the use of EMG in the study of muscle fatigue; - Check the understanding of the students of the EF/UFG-RC Course about the importance of knowledge about the use of EMG in the study of muscular fatigue for the performance of the Physical Education professional. A field research of the exploratory and descriptive type was carried out, which had as its universe the students regularly enrolled in the EF/UFG-RC Course in the last three periods in the second half of 2016. We had a non-probabilistic sample for accessibility, 33 students. The data collection was through a questionnaire with objective and discursive questions. The data collected were analyzed using a quantitative-qualitative approach. In this sense, we verified the need for knowledge regarding EMG and muscular fatigue if they are present in the academic formation of Physical Education students, enabling these future professionals in the area to qualify and plan training according to the physiological limits of each individual.

Autores

  • Raissa Cristina Pereira