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capa do ebook A “gamificação da educação” na compreensão dos profissionais da educação

A “gamificação da educação” na compreensão dos profissionais da educação

O uso das tecnologias da

informação e da comunicação tornou-se parte

importante do processo educacional. Com base

nisso e atentando para os recentes estudos

e pesquisas que utilizam elementos de game

design ou mesmo jogos digitais como parte

de uma possível práxis educacional, este

artigo apresenta uma pesquisa realizada com

profissionais de educação, na qual se analisa

como estes compreendem a temática da

“gamificação da educação”, como tratam, em

suas práticas, essa perspectiva e, também,

suas percepções sobre a mesma. Utilizam-se

aspectos da pesquisa quantitativa e qualitativa

de cunho exploratório para o desenvolvimento

deste estudo, cujo resultado revelou vozes

conflitantes sobre as definições, os usos e

a importância da gamificação da educação.

Conclui-se esta pesquisa verificando-se a

necessidade de maior aprofundamento sobre

os usos da gamificação na educação, o que

se buscará compreender melhor em futuras

entrevistas. 

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A “gamificação da educação” na compreensão dos profissionais da educação

  • DOI: 10.22533/at.ed.7591925018

  • Palavras-chave: Aprendizado, Educação, Gamificação.

  • Keywords: Education, Gamification, Learning

  • Abstract:

    The use of information technology

    has become an important part of the educational

    process and looking the recent studies and

    research that use elements of “game design”

    or even digital games as part of a possible

    educational practice. This article presents the

    search realized with researchers and educators,

    where it is analyzed as they work the theme of

    “gamification of education” to understand their

    perceptions of the subject. We apply aspects

    of quantitative and qualitative research to bring

    to surface the answers of the participants. Our

    research revealed conflicting voices around the

    definitions, uses and qualities at “gamification

    of education.” We conclude with the need for

    more research about the uses of “gamification”

    in education that will be explored in future

    interviews.

  • Número de páginas: 15

  • fabiano rodrigues de paula
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