Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ESTUDO DOS PADRÕES DE POLINIZAÇÃO DE Apis mellifera L. EM PLANTAS DA CAATINGA, COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

ESTUDO DOS PADRÕES DE POLINIZAÇÃO DE Apis mellifera L. EM PLANTAS DA CAATINGA, COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

O uso de estratégias didáticas são

utilizadas porque além de facilitar o aprendizado

de forma lúdica possibilita a relação dos

conteúdos apresentados com a vida cotidiana.

Sendo assim, a utilização dos materiais didáticos

são indispensáveis para que ocorra a construção

do conhecimento. Entre as estratégias que

podem ser usadas pelo professor destacamse as aulas práticas e de campo que podem

atuar no desenvolvimento das capacidades de

observação bem como na análise de dados e

da percepção crítica. No ensino de Biologia

muitos materiais são desenvolvidos para sua

utilização no ensino fundamental e médio, mas

é observado uma escassez na elaboração de

tais materiais voltados para o ensino superior.

Nessa perspectiva, o presente trabalho teve

como objetivo a elaboração de um guia de

aulas práticas como ferramenta de auxílio para

docentes e discentes do ensino superior, a partir

dos aspectos relacionados à polinização em

flores da Caatinga por abelhas Apis mellifera.

Para isso, foram coletadas informações

em campo por meio de observações e de

registros escritos e fotográficos, realizados

semanalmente nos meses de janeiro a março

de 2017. A partir da pesquisa para construção

do material didático foi possível perceber

a escassez de trabalhos dessa natureza

voltados para o ensino superior, o que reforça

a importância da elaboração do presente guia

como ferramenta para o ensino

Ler mais

ESTUDO DOS PADRÕES DE POLINIZAÇÃO DE Apis mellifera L. EM PLANTAS DA CAATINGA, COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO

  • DOI: 10.22533/at.ed.37719160122

  • Palavras-chave: Materiais didáticos. Caatinga. Apis mellifera

  • Keywords: Didactic materials. Caatinga. Apis mellifera.

  • Abstract:

    The use of didactic strategies is

    used because besides facilitating learning in a

    playful way makes possible the relation of the

    presented contents with the daily life. Therefore,

    the use of teaching materials is indispensable

    for the construction of knowledge. Among the

    strategies that can be used by the teacher

    stand out the practical and field classes that

    can act in the development of the capacities of

    observation as well as in the analysis of data and

    the critical perception. In Biology teaching many

    materials are developed for use in primary and

    secondary education, but there is a shortage in

    the development of such materials for higher  education. From this perspective, the objective of this work was the elaboration of a

    guide to practical classes as an aid tool for teachers and students of higher education,

    from the aspects related to pollination in flowers of the Caatinga by Apis mellifera

    bees. For this, field information was collected through observations and written and

    photographic records, performed weekly in the months of January to March, 2017.

    From the research for the construction of didactic material it was possible to perceive

    the scarcity of works of this nature aimed at higher education, which reinforces the

    importance of developing this guide as a tool for teaching. 

  • Número de páginas: 15

  • George Machado Tabatinga Filho
Fale conosco Whatsapp