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capa do ebook CONSTRUÇÃO DE AGENDA SOBRE EMPREENDEDORISMO JUVENIL NAS CONFERENCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE  NO BRASIL

CONSTRUÇÃO DE AGENDA SOBRE EMPREENDEDORISMO JUVENIL NAS CONFERENCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE NO BRASIL

O empreendedorismo juvenil,

associado às práticas de educação formal e

não formal aparece nas agendas da “educação

para o trabalho”, desde a década de 1990, como

alternativa para profissionalização individual

e tem sido acoplado como atitude tipicamente

juvenil. No Brasil, a presença deste debate já

está bastante consolidada. O objetivo é entender

como o discurso do empreendedorismo

juvenil, como estratégia de educação formal e

não formal, é tecido dentro das conferências

nacionais de educação e da juventude, a partir da

emergência deste mecanismo de participação,

nos governos Lula e Dilma. A hipótese é que

as deliberações das Conferências nacionais

são documentos síntese da mobilização da

sociedade civil na construção de agendas

de reivindicação política. Por meio de análise

documental e qualitativa, apreendemos duas

ordens de discursos: a) sobre educação não

formal e empreendedorismo como constitutivas

de atividades autônomas juvenis; b) indicações

e orientações para o sistema formal de ensino

para formação em empreendedorismo. As

conclusões apontam para certo deslizamento

do discurso neoliberal “em bruto”, para

argumentos assentados na crise do emprego

e da empregabilidade; como missão salvadora,

apoiada nas capacidades individuais e

exaltação do lugar do sujeito, em detrimento

das macroanálises.

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CONSTRUÇÃO DE AGENDA SOBRE EMPREENDEDORISMO JUVENIL NAS CONFERENCIAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO E JUVENTUDE NO BRASIL

  • DOI: 10.22533/at.ed.5131916019

  • Palavras-chave: Conferências nacionais; educação formal; educação não-formal; empreendedorismo; juventude.

  • Keywords: National conferences; formal education; non-formal education; entrepreneurship; youth.

  • Abstract:

    Youth entrepreneurship,

    associated with formal and non-formal education

    practices, has appeared in the “education for

    work” agendas since the 1990s as an alternative

    to individual professionalization and has been

    coupled as a typically youthful attitude. In

    Brazil, the presence of this debate is still very

    consolidated. The objective is to understand

    how the discourse of youth entrepreneurship, as

    a strategy of formal and non-formal education,

    is woven within the national conferences of

    education and youth, from the emergence of

    this mechanism of participation, in the Lula

    and Dilma governments. The hypothesis is that

    the deliberations of the national Conferences

    are synthesis documents of the mobilization of

    the civil society in the construction of agendas

    of political claim. Through documentary and

    qualitative analysis, we learned two orders of

    discourse: a) about non-formal education and

    entrepreneurship as constitutive of autonomous youth activities; b) indications and guidelines for the formal education system for

    training in entrepreneurship. The conclusions point to a certain slippage in the “raw”

    neoliberal discourse, to arguments based on the employment and employability crisis;

    as a saving mission, based on individual capacities and exaltation of the subject’s

    place, to the detriment of macroanalysis

  • Número de páginas: 15

  • Maria Tarcisa Silva Bega
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