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capa do ebook Cinema noir italiano: o hedonismo e a femme fatale em Ossessione

Cinema noir italiano: o hedonismo e a femme fatale em Ossessione

É a partir da contextualização

do cinema noir clássico e do que se

convencionou chamar de cinema neonoir,

que se pretende reflexionar como

pode ser caracterizado o cinema noir

italiano, compreendido a partir de suas

especificidades. A perspectiva de análise

tem por base o hedonismo, amparado

pela figura da femme fatale. Objetivase,

neste artigo, enfatizar os elementos

que reportam a tal escolha para

problematizar o gênero cinematográfico

no contexto italiano, com ênfase em uma

obra primordial. Para operacionalizar a

investigação, propõe-se um olhar sobre

o filme Obsessão (Ossessione), de

Luchino Visconti, utilizando-se enquanto

referências principais para orientar o

método analítico os autores Jacques

Aumont e Michel Marie (A análise do filme

– 2004), e Francis Vanoye e Anne Goliot-

Lété (Ensaio sobre a análise fílmica –

1994). Defende-se que o hedonismo,

amparado na figura da femme fatale,

oferece uma leitura da obra citada que

a sustenta enquanto filme representativo

do gênero noir.

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Cinema noir italiano: o hedonismo e a femme fatale em Ossessione

  • DOI: 10.22533/at.ed.27819090120

  • Palavras-chave: Cinema noir italiano. Hedonismo. Femme fatale.

  • Keywords: Italian film noir. Hedonism. Femme fatale

  • Abstract:

    It is from the contextualisation

    of the classic film noir and what is

    conventionally called film neonoir, that is

    intended to reflect how the Italian film noir

    is characterized, comprehended through

    its specificities. The analysis perspective

    is based on hedonism, supported by the

    figure of the femme fatale. This article

    aims to emphasize the elements that

    refer to such choice to problematize

    the cinematographic genre in the Italian

    context, with emphasis on a primordial

    work. To operationalize the research, it

    is proposed to look at Luchino Visconti’s

    film Obsession (Ossessione), using as

    main references to guide the analytical

    method the authors Jacques Aumont and

    Michel Marie (L’Analyse des film - 2004),

    and Francis Vanoye and Anne Goliot-

    Lété (Précis d’analyse filmique - 1994).

    It is argued that hedonism, supported by

    the figure of the femme fatale, offers a reading of the cited work that supports it as a

    representative film of the genre noir.

  • Número de páginas: 15

  • Alexandre Rossato Augusti
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