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capa do ebook EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: UMA ANÁLISE APÓS 20 ANOS DA I CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO

EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: UMA ANÁLISE APÓS 20 ANOS DA I CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO

Constitui-se objetivo geral desta investigação compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998? Este trabalho é resultado do estudo desenvolvido na pesquisa “Análise epistemológica de teses e dissertações sobre educação do campo na Amazônia Marajoara produzidas no período de 2000 a 2017, aprovado no Prodoutor PARC Renovação-2018. Assim, realizamos estudo de literatura sobre pesquisa, pesquisa bibliográfica, epistemologia e análise epistemológica. Em seguida fizemos o levantamento das Teses e Dissertações, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos repositórios das universidades de onde decorrem as produções, para ter acesso aos estudos condizentes com a temática a partir de expressões de busca como “educação do campo”, “Amazônia Marajoara” e “população do campo”. As conclusões evidenciaram que as lutas sociais possuem extrema relevância pelas conquistas alcançadas do Campo. Foi por intermédio dos movimentos pela educação do campo que surgiu a aprovação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (DOEBEC), um destaque que dá início ao novo paradigma de educação do campo. 

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EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: UMA ANÁLISE APÓS 20 ANOS DA I CONFERÊNCIA NACIONAL POR UMA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO

  • DOI: 10.22533/at.ed.1132123116

  • Palavras-chave: Educação do campo. Amazônia Marajoara. Produção de conhecimento.

  • Keywords: Countryside education. Marajoara Amazon. Knowledge production.

  • Abstract:

    The general objective of this investigation is to understand how Rural Education is found in the Amazon Marajoara, after 20 years of baptism of this term, in view of the claims of the I National Conference for Basic Rural Education, held in 1998. Rural Education in the Amazon Marajoara, after 20 years of baptism of this term, having as a parameter the claims and problems pointed out in the Basic Text of the I National Conference for Basic Rural Education, held in 1998? This work is the result of the study developed in the research “Epistemological analysis of theses and dissertations on rural education in the Marajoara Amazon produced in the period 2000 to 2017, approved by the Producer PARC Renovação-2018. Thus, we carried out a study of literature on research, bibliographical research, epistemology and epistemological analysis. Then we surveyed the Theses and Dissertations, in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and in the repositories of the universities from which the productions originate, in order to have access to studies consistent with the theme from search expressions such as "education of the countryside”, “Amazônia Marajoara” and “countryside population”. The conclusions showed that social struggles are extremely relevant for the achievements achieved in the field. It was through the movements for rural education that the approval of the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools (DOEBEC) emerged, a highlight that gave rise to the new paradigm of rural education.

  • Número de páginas: 23

  • Natamias Lopes de Lima
  • Elaise Almeida Martins
  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
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