Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A FALÁCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA E DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PERSPECTIVAS INOVADORAS DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

A FALÁCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA E DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PERSPECTIVAS INOVADORAS DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

No presente artigo, discutiu-se a prática educativa do ensino remoto na rede pública de educação básica, durante o período da pandemia do coronavírus, com destaque ao discurso do ensino inovador, a partir do uso da pedagogia tecnicista e das tecnologias digitais na mediação do ensino. Historicamente, o período da pandemia do coronavírus escancarou a ineficácia da gestão do Estado no modo de produção capitalista em proporcionar a vida com dignidade à população, e nesse contexto, o estudo problematiza: Em que medida o tecnicismo e a tecnologia digital assume relevo enquanto perspectiva inovadora do ensino na visão dos docentes? Trata-se de um estudo bibliográfico, produzido por meio de textos de autores que investigaram sobre a temática, depoimentos de docentes e documentos iconográficos que subsidiaram a produção da pesquisa. Verificou-se que as práticas educativas mediadas pelo uso da tecnologia, salvaguardadas por um falso discurso inovador, apenas instrumentalizam os docentes para a utilização de aplicativos, softwares, destinados à produção de materiais didáticos sob efeitos de elementos pictóricos, conjugados de cores e frases, para impressionar os discentes.

Ler mais

A FALÁCIA DA PEDAGOGIA TECNICISTA E DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PERSPECTIVAS INOVADORAS DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.1132123113

  • Palavras-chave: Praticas educativas. Pandemia. Tecnicismo educacional. Educação básica.

  • Keywords: Educational practices. Pandemic. Educational technicality. Basic education.

  • Abstract:

    In this article, we discuss the educational practice of remote teaching in the public primary education network during the coronavirus pandemic period, with emphasis on the discourse of innovative teaching, from the use of technical pedagogy and digital technologies in the mediation of teaching. Historically, the coronavirus pandemic period exposed the inefficiency of State management in the capitalist mode of production in providing life with dignity to the population, and in this context, the study problematizes: To what extent does technicality and digital technology take on relevance as a perspective innovative teaching in the view of teachers? This is a bibliographical study, produced through texts by authors who investigated the theme, testimonies by professors and iconographic documents that supported the production of the research. It was found that educational practices mediated by the use of technology, safeguarded by a false innovative discourse, only equip teachers to use applications, software, for the production of teaching materials under the effects of pictorial elements, combined with colors and phrases, to impress students.

  • Número de páginas: 18

  • Luiz Miguel Galvão Queiroz
  • Rafael da Silva Queiroz
  • Terezinha Sirley Ribeiro Sousa
  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
Fale conosco Whatsapp