Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NO TÓPICO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO MÉDIO

UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NO TÓPICO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO MÉDIO

A compreensão dos conteúdos

relacionados aos sistemas reprodutores

humanos é de extrema importância para os

alunos do ensino médio. Essa importância

reside não apenas no entendimento teórico do

funcionamento regular dos próprios órgãos,

mas também para promover uma visão crítica

de assuntos estreitamente relacionados como

a gravidez, a contracepção, as infecções

sexualmente transmissíveis, as doenças não

infecciosas como a endometriose e alterações

provocadas pelo uso indiscriminado de

esteroides anabolizantes, seja com objetivos

atléticos ou estéticos. Para promover uma

melhor compreensão desses conteúdos, foi

utilizada como proposta metodológica o estudo

de caso, pois além de trazer para os educandos

situações reais envolvendo os conteúdos

teorizados em sala, o método, quando

trabalhado por grupos de alunos, favorece o

compartilhamento dos conhecimentos entre

os estudantes. Participaram desta pesquisa

20 alunos de uma turma de terceiro ano do

ensino médio do curso técnico em agropecuária

do Instituto Federal de Educação do Ceará,

campus Umirim. Foram registrados por meio de

questionários elevados percentuais de acerto

nas questões objetivas, acima de 67% por

equipe e altos índices de questões subjetivas

com embasamento teórico adequado, acima de

69%. A metodologia incentivou à socialização e

a articulação ativa entre os saberes prévios e

os adquiridos em sala

Ler mais

UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO NO TÓPICO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO NO ENSINO MÉDIO

  • DOI: 10.22533/at.ed.37719160126

  • Palavras-chave: active methodology, ensino de biologia, sistema reprodutor humano.

  • Keywords: case study, biology teaching, human reproductive system

  • Abstract:

    The understanding of contents

    related to human reproductive systems is of

    utmost importance to high school students.

    This importance lies not only in the theoretical

    understanding of the regular functioning of the

    organs themselves, but also in promoting a

    critical view of closely related issues such as

    pregnancy, contraception, sexually transmitted

    infections, non-infectious diseases such as

    endometriosis, and changes caused by the indiscriminate use of anabolic steroids, whether for athletic or aesthetic purposes. In

    order to promote a better understanding of these contents, the case study was used as

    a methodological proposal, in order to bring, to the students, real situations involving

    theorized contents in the classroom. This method, when worked by groups of students,

    favors the sharing of knowledge between the students. Twenty students from a thirdgrade high school class in the agricultural technician course at the Federal Institute of

    Education of Ceara - Umirim campus. High percentage of accuracy in objective questions

    was recorded through questionnaires, above 67% per team and high subjective indexes

    with adequate theoretical background, above 69%. The methodology encouraged the

    socialization and the active articulation between their previous knowledge and those

    acquired in the classroom

  • Número de páginas: 15

  • Andréa Pereira Silveira
Fale conosco Whatsapp