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capa do ebook INDÍCIOS DA MODERNIZAÇÃO DA ARQUITETURA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930 EM MANUAIS DE OBRAS PÚBLICAS

INDÍCIOS DA MODERNIZAÇÃO DA ARQUITETURA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930 EM MANUAIS DE OBRAS PÚBLICAS

Este artigo tem a intenção de

investigar indícios da modernização escolar

paulista no manual de construções escolares

intitulado “Novos prédios para Grupo Escolar”,

publicado em 1936, pela Secretaria dos

Negócios da Educação e Saúde Pública

do Estado de São Paulo. Assim, busca-se

contribuir para o entendimento da modernização

da arquitetura escolar brasileira na década

de 1930, promovida por diretorias de obras

estatais. O manual estudado é uma publicação

conjunta da Diretoria do Ensino e da Diretoria

de Obras Públicas do Estado de São Paulo, que

reúne estudos realizados por uma comissão

permanente composta por profissionais de

diferentes áreas, como professores, arquitetos,

engenheiros, urbanistas e médicos, criada para

desenvolver um plano de edificações escolares,

adequando-as às novas necessidades

pedagógicas. Em seus artigos, constatamos

uma busca por maior racionalização, economia

e aperfeiçoamento técnico das construções

escolares, mostrando uma maior diferenciação

e especialização que estes edifícios passam

a requerer na modernidade. Consideramos

que os estudos e manuais elaborados pelas

diretorias de obras públicas são uma importante

fonte documental de pesquisa, que podem

revelar diversas facetas da atuação do Estado

na modernização arquitetônica

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INDÍCIOS DA MODERNIZAÇÃO DA ARQUITETURA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930 EM MANUAIS DE OBRAS PÚBLICAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.35319150113

  • Palavras-chave: Diretorias de obras públicas; modernização; manuais; arquitetura escolar.

  • Keywords: Directorate of public works; modernization; manuals; school architecture.

  • Abstract:

    This paper aims to investigate

    evidences of the São Paulo school modernization

    in the school building manual entitled “New

    Buildings for School Group”, published in 1936

    by the Secretary of Business of the Education

    and Public Health of São Paulo State. Thus, it is

    sought to contribute to the understanding of the

    modernization of Brazilian school architecture in

    the 1930s, promoted by state-owned directories.

    The studied manual is a joint publication of the

    Board of Education and Public Works Directorate

    of the State of São Paulo, which brings together

    studies carried out by a permanent commission

    composed of professionals from different areas,

    such as teachers, architects, engineers, town

    planners and doctors, created to develop a

    plan of school buildings, adapting them to new pedagogical needs. In their articles, we identified a search for greater rationalization,

    economy and technical improvement of school buildings, displaying great differentiation

    and specialization, required by these buildings in modernity. We consider that the

    studies and manuals elaborated by the directories of public works are an important

    documentary source of research, that can reveal several facets of the State’s action in

    the architectural modernization.

  • Número de páginas: 15

  • Marina Goldfarb de Oliveira
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