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PROJETO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PELOS PARES DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA “A COMUNIDADE CONTRA A SIDA” A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS JOVENS VOLUNTÁRIOS

A Educação pelos Pares é uma metodologia utilizada na promoção da saúde, na prevenção da doença e dos comportamentos de risco. O Projeto Nacional de Educação pelos Pares (PNEP) conta com a contribuição de voluntários universitários que recebem formação (científica e pedagógica) para atuarem junto dos alunos das escolas parceiras. Este artigo objetiva caraterizar esses voluntários, conhecer as suas motivações e expetativas iniciais, avaliar a formação pedagógica ministrada e perceber as expetativas alcançadas na sua experiência de voluntariado. Os resultados obtidos, através da realização de três questionários, no ano letivo 2015/2016, revelaram que os 80 jovens voluntários, maioritariamente na faixa etária dos 18-22 anos, são provenientes sobretudo de cursos de Medicina, Psicologia e Comunicação. Face à formação pedagógica recebida realçam o interesse, a utilidade e a organização, mas também as estratégias utilizadas pelas professoras do PNEP. Salientam vários aspetos positivos, nomeadamente o “Clima de total abertura” e a “Elevada interação entre os voluntários e as professoras”. Quanto aos motivos para a adesão ao PNEP referem, entre outros: “ajudar os jovens a ter acesso a informação sobre VIH e prevenção de outras IST”; “participar em projetos de voluntariado”; “obter enriquecimento pessoal e profissional” e “fazer parte de um projeto interessante e contribuir para a alteração de comportamentos e mentalidades”. Os resultados legitimam a importância da formação pedagógica dos jovens voluntários na consecução do PNEP e evidenciam pontos fortes deste programa a dar relevo em edições futuras.

PROJETO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PELOS PARES DA FUNDAÇÃO PORTUGUESA “A COMUNIDADE CONTRA A SIDA” A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS JOVENS VOLUNTÁRIOS

DOI: 10.22533/at.ed.30321020913

Palavras chave: Educar para a Saúde; Educação pelos Pares; Jovens Voluntários, Prevenção do VIH e Sida.

Keywords: Health Education; HIV/AIDS Prevention; Peers Educators; Volunteers.

Abstract:

Peer Education is a methodology used in promoting health, preventing disease and risk behaviors. The National Peer Education Project (PNEP) features the contribution of university volunteers who receive scientific and pedagogical training to work with the students from partnering schools. This article aims to describe these volunteers, know their motivations and initial expectations, evaluate the pedagogical training provided as well as understand the expectations achieved in their volunteering experience.  Results obtained in three questionnaires conducted in the 2015/2016 academic year reveal those 80 volunteers, mainly students aged 18 to 22, come essentially from Medicine, Psychology and Communication courses. In regards to the pedagogical training they received, they point out its importance, usefulness and organization, but also the strategies used by PNEP teachers. They highlight many positive aspects, namely the “total openness” and the “great interaction between volunteers and teachers”. As for their reason for joining the PNEP they mention, among others, “helping young people access information about HIV and how to prevent other sexually transmitted infections”, “participating in volunteering projects”, “achieving personal and professional development” and “being part of an interesting project and contributing to changing behaviors and mentalities”. The results prove the importance of the young volunteers` pedagogical training in carrying out the PNEP and present the strong points of this program to be highlighted in future editions.

Autores

  • Filomena Frazão de Aguiar
  • Paula Almeida Costa