Fotografia jornalística como ferramenta para alunos com deficiência auditiva

Esta pesquisa trabalhou com fotografias jornalísticas vinculadas à ecologia previamente supervisionadas por pesquisadores do Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas imagens serviram de exemplo e serviram de suporte em diversas aulas teóricas e práticas do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A fotografia jornalística é um importante suporte como ferramenta educacional para alunos com deficiência auditiva, pois são mais ilustrativas para os alunos do que acadêmicos. Incluir metadados em fotos de mídia online facilita um melhor entendimento para alunos com deficiência.

Fotografia jornalística como ferramenta para alunos com deficiência auditiva

DOI: 10.22533/at.ed.4092114104

Palavras chave: Fotografia, imprensa, educação, surdos, ecologia, inclusão.

Keywords: Photography, press, education, deaf, ecology, inclusion.

Abstract:

This research has worked with journalistic photographs linked to ecology previously supervised by researchers from the Ecology Laboratory of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). These images were used as an example and served as support in various theoretical and practical classes at the Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Journalistic photography is an important support as an educational tool for students with hearing impairments since they are more illustrative for students than academic ones. Including metadata in online media photos facilitates better understanding for students with disabilities.

Autores

  • Ismael García-Herrero