Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Casos práticos no Direito Internacional Público: ideais e dilemas no processo de ensino-aprendizagem

Casos práticos no Direito Internacional Público: ideais e dilemas no processo de ensino-aprendizagem

Em Direito Internacional Público, os exames geralmente incluem questões conceituais, bem como casos práticos hipotéticos. Sem experiência anterior, trabalhar com casos práticos resulta em um desafio intelectual superior e requer mais tempo para colocar os conceitos em prática. Diante do exposto, primeiramente este artigo explora quatro dilemas que os alunos enfrentam em relação aos casos práticos do Direito Internacional Público: identificar o tema, selecionar as normas internacionais a ser aplicadas, justificar a resposta, e complementar com argumentos de jurisprudência ou doutrina. Em segundo lugar, se propõe um modelo didático de três etapas para apoiar os alunos na resolução dos dilemas: ensinar como trabalhar com casos práticos, trabalhar em sala de aula e avaliar o desempenho dos alunos.

Ler mais

Casos práticos no Direito Internacional Público: ideais e dilemas no processo de ensino-aprendizagem

  • DOI: 10.22533/at.ed.62121011018

  • Palavras-chave: Casos práticos, Direito Internacional Público, aprendizagem significativa, ensino universitário.

  • Keywords: Hypothetical practical cases, Public International Law, meaningful learning, university teaching.

  • Abstract:

    In Public International Law, exams usually include conceptual questions as well as hypothetical practical cases. Without previous experience, working with practical cases results in a superior intellectual challenge and requires extra time in putting concepts into practice. In light of the above, firstly this piece explores four dilemmas that students face regarding practical cases that involve Public International Law: to identify the topic, to select the international norms to apply, to justify the answer, and to complement with jurisprudence or doctrine arguments. Secondly, this article proposes a three-step didactic model to support students in solving the dilemmas: to teach how to work with practical cases, to work in class and to evaluate students’ performance. 

  • Número de páginas: 13

  • Magdalena Bas
Fale conosco Whatsapp