Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook AVALIAÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA COM A PRÁTICA PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA COM A PRÁTICA PROFISSIONAL

A fragmentação de saberes

observada na educação também é sentida no

ensino técnico profissional, fazendo com que a

maior parte dos alunos não seja capaz de integrar

os conteúdos dos diferentes componentes

curriculares.Além disso, é fundamental para a

educação básica de nível médio integrada ao

ensino técnico, conhecer as características do

mundo do trabalho. Destarte, o objetivo das

atividades relatadas neste trabalho foi ampliar

o escopo de aplicação prática de diferentes

disciplinas técnicas componentes do currículo

do curso Técnico em Informática Integrado

ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato

Grosso do Sul. Atividades avaliativas práticas

foram propostas, onde as competências de

diferentes disciplinas pudessem ser analisadas

em conjunto, e realizadas sob a ótica da

atuação real em um ambiente profissional. Nos

resultados são apresentadas as percepções dos

professores quanto ao processo de avaliação,

em que o aluno atua como agente, e quanto à

operacionalização de atividades desta natureza.

Por fim, conclui-se que este tipo de abordagem

infere mais significado aos aprendizes sobre

os conteúdos, superando a divisão do trabalho

entre as ações de executar e de pensar.

Ler mais

AVALIAÇÃO EM UM CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA COM A PRÁTICA PROFISSIONAL

  • DOI: 10.22533/at.ed.5131916018

  • Palavras-chave: Avaliação. Educação Profissional. Interdisciplinariedade.

  • Keywords: Evaluation. Professional Education. Interdisciplinarity.

  • Abstract:

    The fragmentation of knowledge

    observed in education is also felt in the

    professional vocational education, making most

    of the students unable to integrate the contents of

    the different curriculum components. In addition,

    it is essential for basic education in an integrated

    mid-level to vocational education, know the

    characteristics of the working environment.

    Thus, the purpose of the activities reported in

    this study was to extend the practical scope of

    application of different technical courses part

    of the curriculum components from vocational

    course in computer science from Instituto Federal

    de Mato Grosso do Sul. Evaluative practical

    activities have been proposed, where the skills

    from different disciplines could be analyzed

    together, and made from the perspective of

    real acting in a professional environment. In the

    section of results the perceptions of teachers

    about the evaluation process are presented, in

    which the student acts as an agent, and how to

    operationalize activities of this nature. Finally, it is concluded that this approach infers more meaning on content to learners, overcoming

    the division of labor between the actions to perform and think.

  • Número de páginas: 15

  • Luiz Fernando Delboni Lomba
Fale conosco Whatsapp