Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook DOCÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO VIRTUAL IMERSIVA

DOCÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO VIRTUAL IMERSIVA

Em um universo de integração de

convergências dos meios de comunicação,

cultura participativa e inteligência coletiva,

novas oportunidades de aprendizagem têm sido

experimentadas favorecendo o aprendizado

individual e/ou colaborativo. Neste sentido,

os novos processos sociais de conhecimento

que se desenvolvem a partir da integração

das diversas mídias digitais de informação e

comunicação são reflexos de uma sociedade

inserida em uma cultura digital. Frente a este

cenário, o presente artigo busca delinear

reflexões sobre a prática docente no contexto

atual das tecnologias digitais enfatizando

a necessidade de um saber pedagógicotecnológico que vá além do uso das tecnologias

de informação e comunicação como mero

artefato com fim em si mesmo. Tendo como

eixo norteador a concepção de que o saber

docente é um saber plural buscamos delinear

alguns caminhos que nos levem a buscar a

integração de uma ambiência pedagógica

digital nos diferentes saberes da docência.

Partindo desse pressuposto buscamos mostrar

algumas experiências educacionais com

mundos virtuais imersivos como forma de

apresentar possibilidades e perspectivas do

uso das mídias sócio digitais nos processos de

ensino-aprendizagem. 

Ler mais

DOCÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: A EDUCAÇÃO VIRTUAL IMERSIVA

  • DOI: 10.22533/at.ed.5131916011

  • Palavras-chave: convergência digital e tecnológica, prática docente, educação imersiva.

  • Keywords: Digital and technological convergence, teaching practice, imersive education

  • Abstract:

    Inside a universe of media

    integration and data convergence, as well as

    participatory culture and collective intelligence,

    new learning opportunities have enhanced

    the individual and/or collaborative learning. In

    this direction, the new social processes

    of knowledge that are developed from the

    integration of several digital media information

    and communication are reflections of a

    society inside into a digital culture. Facing this

    scenario, this paper aims to outline thoughts on

    teaching practice in the current context of digital echnologies, emphasizing the need for a pedagogical and technological knowledge

    that goes beyond the use of information and communication technology as a mere

    artifact. Taking into account the idea that the teaching knowledge is a plural knowledge,

    we seek out some ways that lead us to pursue the integration of a digital and pedagogical

    ambiance in different knowledge of teaching. Based on this assumption we aim to show

    some educational experiences using immersive virtual worlds as a way to introduce

    possibilities and perspectives of the social-digital media usage on teaching-learning

    processes

  • Número de páginas: 15

  • Marcelo Pedroso da Roza
Fale conosco Whatsapp