Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Jogos pedagógicos – o lúdico como forma de introduzir o conceito de Hospitalidade Urbana

Jogos pedagógicos – o lúdico como forma de introduzir o conceito de Hospitalidade Urbana

Este artigo discorre sobre a

relevância da introdução de jogos pedagógicos

na escola básica, como ferramenta de ensino

no que se refere aos conceitos de turismo,

hospitalidade e cidadania para crianças. Tendo

como referencial teórico a hospitalidade urbana,

que pressupõe a socialização hospitaleira de

indivíduos nos espaços urbanos, constroemse

os argumentos do ponto de vista do turismo

e da cidadania. Por outro lado, a pedagogia

construtivista sócio-interacionista de Lev

Vygotsky fornece o suporte necessário para

apresentar o lúdico como um recurso que

promove o cooperativismo e as relações

sociais entre educandos de forma motivadora

e transformadora do aprendizado sobre novos

conhecimentos. A estratégia metodológica foi a

pesquisa-ação, uma vez que os pesquisadores

aplicaram questionários avaliativos e os jogos

didáticos em duas escolas do município de

Nova Iguaçu - RJ. Os resultados encontrados

demonstram a viabilidade da proposta, por ser

a mesma de fácil aplicação, baixo custo e alta

eficácia. Do ponto de vista dos educandos,

houve aprendizado efetivo em relação aos

novos conceitos apresentados.

Ler mais

Jogos pedagógicos – o lúdico como forma de introduzir o conceito de Hospitalidade Urbana

  • DOI: 10.22533/at.ed.4381917014

  • Palavras-chave: Educação, Hospitalidade urbana, Jogos pedagógicos

  • Keywords: Education, Urban hospitality, Pedagogical games

  • Abstract:

    This article discusses the

    relevance of the introduction of pedagogical

    games in basic school, as a teaching tool with

    regard to the concepts of tourism, hospitality

    and citizenship for children. Having as a

    theoretical reference the urban hospitality, which

    presupposes the hospitable socialization of

    individuals in urban spaces, the arguments are

    constructed from the point of view of tourism and

    citizenship. On the other hand, Lev Vygotsky’s

    socio-interactionist constructivist pedagogy

    provides the necessary support to present play

    as a resource that promotes cooperativism and

    social relations among learners in a motivating

    and transformative way of learning about new

    knowledge. The methodological strategy was

    action research, since the researchers applied

    evaluative questionnaires and didactic games

    in two schools in the municipality of Nova Iguaçu - RJ. The results demonstrate the

    feasibility of the proposal, since it is easy to apply, low cost and high efficiency. From

    the point of view of the students, there was effective learning in relation to the new

    concepts presented.

  • Número de páginas: 15

  • Teresa Catramby
Fale conosco Whatsapp