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PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE ACERCA DO USO RACIONAL DE LUVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução: A higiene das mãos e o uso de luvas estão diretamente relacionados à qualidade e segurança nos serviços de saúde. A não utilização adequada das luvas e falta de adesão à higienização das mãos tornam necessárias estratégias de ações com o intuito de sensibilizar e mobilizar os profissionais de saúde para garantir um cuidado mais seguro. Objetivo: Descrever a experiência da realização de uma atividade de ensino em saúde referente ao uso racional de luvas e à meta 5 de segurança do paciente – Higienização das mãos. Método: Relato de experiência realizada em agosto de 2020 em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário do Rio de Janeiro, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, residentes de enfermagem e de fisioterapia. Resultados: Os participantes foram abordados e convidados a participar da atividade durante o plantão. Cada profissional recebeu três cartazes, cada um com uma cor, com as seguintes palavras: luvas de procedimento, luvas cirúrgicas e sem luvas. Em seguida, foram apresentados exemplos de procedimentos, comumente realizados na Unidade de Terapia Intensiva e o profissional deveria levantar o cartaz correspondente ao tipo de luvas de acordo com o procedimento. Após a atividade, foi realizada uma sensibilização e conscientização acerca da higienização das mãos, reforçando a prática independente de indicação para o uso de luvas e explanação quanto aos indicadores de adesão de higienização das mãos da unidade. Conclusão: A atividade possibilitou a discussão coletiva e encaminhamento de sugestões para o aumento da adesão ao uso racional de luvas e higienização correta das mãos. Espera-se estimular ações semelhantes, haja vista a importância do uso racional das luvas no ambiente hospitalar e higienização das mãos no contexto de segurança do paciente e na prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. 

PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE ACERCA DO USO RACIONAL DE LUVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOI: 10.22533/at.ed.5872116093

Palavras chave: Segurança do Paciente. Lavagem de Mãos. Atividades Educativas.

Keywords: Patient Safety. Hand Disinfection. Educational Activities.

Abstract:

Introduction: Hand hygiene and the use of gloves are directly related to quality and safety in health services and the inappropriate use of gloves and lack of adherence to hand hygiene makes it necessary to develop action strategies in order to raise awareness and mobilize health professionals to ensure safer care. Objective: To describe the experience of carrying out a health education activity related to the rational use of gloves and goal 5 of patient safety- handwashing. Method: Experience report, carried out in August 2020 in an Intensive Care Unit of a university hospital in Rio de Janeiro, with nurses, nursing technicians, physiotherapists, nursing and physiotherapy residents. Results: Participants were approached and invited to participate in the activity while on duty. Each professional received three posters, each with a color, with the following words: procedure gloves, surgical gloves and no gloves. Then, examples of procedures commonly performed in the Intensive Care Unit were presented and the professional should lift the poster corresponding to the type of gloves according to the procedure. After the activity, sensitization and awareness about hand hygiene was carried out, reinforcing the independent practice of indications for the use of gloves and explanation about the hand hygiene adherence indicators of the unit. Conclusion: The activity enabled collective discussion and suggestions for increasing adherence to the rational use of gloves and correct hand hygiene. It is expected to encourage similar actions, given the importance of the rational use of gloves in the hospital environment and hand hygiene in the context of patient safety and healthcare-related infecion prevention.

Autores

  • Tamara Paiva da Silva
  • Camila Tenuto Messias da Fonseca
  • Luana Ferreira de Almeida
  • Vanessa Galdino de Paula
  • Jovita Vitoria da Silva Vianna
  • Lorenna Lima da Silva