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capa do ebook Violência no contexto escolar: um estudo de caso

Violência no contexto escolar: um estudo de caso

Através do projeto PIBID/CAPES/

UFPR analisamos a violência escolar,

nomeadamente o bullying em relação ao gênero/

sexualidade. Entendendo-o como fenômeno

histórico-social que ultrapassa os muros da

escola, o mesmo pode ser compreendido no

estudo das formas de exercício de poder,

enquanto elemento da cultura. Desenvolvemos

o estudo em quatro etapas: observação,

tematização, planejamento e intervenção. Após

análise redirecionamos o trabalho pedagógico

construindo estratégias docentes nas aulas de

Educação Física visando o questionamento dos

estereótipos. O estudo de caso foi desenvolvido

nos primeiros anos do ensino fundamental, na

cidade de Curitiba, de modo que os exercícios

acadêmicos debruçaram-se, durante o ano de

2016, na observações das aulas, anotações

no diário de campo, discussão dos relatórios,

planejamento dos conteúdos, problematização

e intervenção didático-pedagógica. O

bullying ocorria entre os alunos/as, onde a

sexualidade de um aluno era questionada por

não apresentar características “masculinas”

determinadas pelos papéis de gênero. O trabalho

pedagógico realizado foi decisivo para que o

aluno vítima do bullying participasse ativamente

das aulas, e os/as demais compreendessem

as diferenças no modo de se relacionar e se

comportar.

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Violência no contexto escolar: um estudo de caso

  • DOI: 10.22533/at.ed.51319160113

  • Palavras-chave: Identidade, estereótipos, sexualidade

  • Keywords: Identity, stereotypes, sexuality

  • Abstract:

    Through the project of PIBID/

    CAPES/UFPR we analyze school violence,

    especially bullying in relation to gender/

    sexuality. Understanding it as a historical-social

    phenomenon that goes beyond the walls of

    the school, the same can be understood in the

    study of the forms of exercise of power, as an

    element of culture. We developed the study

    in four stages: observation, thematization,

    planning and didactic-pedagogical intervention

    in Physical Education class. After analysis we

    redirected the pedagogical work constructing

    teaching strategies in the classes of Physical

    Education aiming the questioning of the

    stereotypes. The case study was developed

    in the first years of elementary school in the

    city of Curitiba, so that during the year 2016

    the scholarship looked at the observations of

    the classes, notes in the field diary, discussion of reports, planning content, problem-making and didactic-pedagogical intervention.

    Bullying occurred among students, where a student’s sexuality was questioned for not

    having “masculine” characteristics determined by gender roles. The pedagogical work

    carried out was decisive for the students who were victims of bullying to participate

    actively in the classes, and the others understood the differences in the way they relate

    and behave.

  • Número de páginas: 15

  • Maria Regina Ferreira da Costa
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