Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook ALINHAMENTO ENTRE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO EM IES PRIVADAS GAÚCHAS

ALINHAMENTO ENTRE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO EM IES PRIVADAS GAÚCHAS

O alcance e manutenção de

vantagens competitivas em um ambiente

empresarial de alta complexidade requer que

as organizações busquem alinhar as práticas

de gestão de custos ao posicionamento

estratégico, a fim de proporcionar aos gestores

melhores decisões. Nesse contexto, o objetivo

deste estudo é analisar o alinhamento entre

o posicionamento estratégico adotado e as

práticas de gestão de custos utilizadas por

Instituições de Ensino Superior (IES) privadas

gaúchas em nível de graduação. Este estudo

multicaso é caracterizado como descritivo e

qualitativo, realizado no quarto trimestre de

2016, por meio de entrevistas com os próreitores

ou os diretores administrativos, de

análise documental e de observação in loco.

Os principais achados evidenciam que as

IES analisadas tendem a se posicionar por

diferenciação, em virtude de sua tradição e

marca. As práticas de gestão de custos mais

utilizadas por essas IES são os tradicionais

orçamentos operacionais, planejamento

estratégico e o método de custeio variável. O

acompanhamento do orçamento é utilizado

para a gestão das IES no curto prazo, enquanto

que o planejamento estratégico é utilizado para

controle no longo prazo. O custeio variável é

utilizado para acompanhar a lucratividade dos

cursos, formar o preço de venda e embasar

decisões de lançar ou descontinuar um curso.

Constata-se, assim, um processo de gestão

bastante tradicional. A relação das estratégias

competitivas com as práticas de gestão

estratégica de custos permitiu identificar que as

IES estudadas alcançam vantagem a partir da

referida integração.

Ler mais

ALINHAMENTO ENTRE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO EM IES PRIVADAS GAÚCHAS

  • DOI: 10.22533/at.ed.22318271216

  • Palavras-chave: Gestão estratégica de custos. Posicionamento estratégico. Instituições de ensino superior.

  • Keywords: Strategic cost management. Strategic positioning. Higher education institutions.

  • Abstract:

    The achievement and

    maintenance of competitive advantages

    in a highly complex business environment

    requires that organizations seek to align cost

    management practices to strategic positioning in order to provide managers with better

    decisions. In this context, the aim of this study is to analyze the alignment between

    the strategic positioning adopted and the cost management practices used by private

    higher education institutions at undergraduate level in Rio Grande do Sul. This multiple

    case studies are characterized as descriptive and qualitative which was conducted in

    the fourth quarter of 2016 through interviews with pro-vost or administrative directors,

    documentary analysis and on-site observation. The main findings show that the HEI

    analyzed tend to position themselves for differentiation, by virtue of tradition and marks

    of these institutions. The cost management practices most used are budget, strategic

    planning and variable costing. Budget is used for the management in the short term,

    while strategic planning is used for the control in the long term. Variable costing is used

    to track profitability, to form sales price, and to base decisions to launch or discontinue

    a course. This shows a very traditional management process. The relationship between

    competitive strategies and strategic cost management practices allowed us to identify

    that the HEI studied benefit from this integration.

  • Número de páginas: 15

  • JULIANE DE CASTILHOS SPANHOLI
Fale conosco Whatsapp