Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook A produção textual: experiências de correção e revisão orientadas

A produção textual: experiências de correção e revisão orientadas

Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita escolar e objetiva analisar, com base em pesquisas sobre letramento acadêmico, as escritas dos estudantes do ensino médio técnico, em confronto com o que é esperado no contexto acadêmico. A pesquisa foi realizada por meio da prática de produção textual, utilizando-se o método de revisão e correção orientadas, com interesse em compreender a interface da relação do estudante com a escrita, o lugar de autoria na interação com textos escritos: o que, para que e como se escreve nos cursos de Ensino Médio Integrado Técnico do IFPR, a partir da compreensão do contexto de produção e de uma proposta dialógica. São apontados   resultados  em relação  às principais dificuldades dos estudantes e do professor, pensando em algumas hipóteses mais relevantes  sobre o ensino de produção textual e problemas mais destacados pelos pesquisadores, como o contexto de produção, a falta de conexão com as práticas sociais, o desinteresse do aluno, as propostas elaboradas, a falta de conhecimento linguísticos por parte dos estudantes, influências  para  a produção de texto  fórmula como  validação de notas,  e  como essas questões podem contribuir para fracassos do ensino de produção textual. 

Ler mais

A produção textual: experiências de correção e revisão orientadas

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.50421290710

  • Palavras-chave: Produção textual, prática de ensino dialogada, letramento acadêmico, dificuldades, possibilidades.

  • Keywords: Textual production, dialogued teaching practice, academic literacy, difficulties, possibilities.

  • Abstract:

    This work is located in the discussion about school writing and aims to analyze, based on research on academic literacy, the writings of high school students, in confrontation with what is expected in the academic context. The research was carried out through the practice of textual production, using the method of guided review and correction, with an interest in understanding the interface of the student's relationship with writing, the place of authorship in the interaction with written texts: what, for what and how it is written in the Integrated Technical High School courses at IFPR, based on the understanding of the context of production and a dialogical proposal. Results are pointed out in relation to the main difficulties of students and the teacher, thinking of some more relevant hypotheses about teaching textual production and problems most highlighted by researchers, such as the context of production, the lack of connection with social practices, disinterest of the student, the elaborated proposals, the lack of linguistic knowledge on the part of the students, influences for the production of formula text as validation of grades, and how these issues can contribute to failures in the teaching of textual production.

  • Número de páginas: 15

  • Neide Biodere
Fale conosco Whatsapp