REFLEXOS E MEDIDAS DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: estudo de caso Capixabas Bar e Restaurante

O estudo evidenciou os reflexos da pandemia aos Microempreendedores Individuais (MEI) e estratégias capazes de retomar as atividades dos pequenos negócios paralisados pela crise sanitária, que se iniciou a partir da Covid-19. O Capixabas Bar e Restaurante, situado na região litorânea, atua no comércio do ramo alimentício, um dos mais afetados pela crise, foi objeto de análise desta pesquisa. O objetivo foi propor medidas com baixo custo e com auxílio da tecnologia para que a empresa pudesse se manter no mercado durante a pandemia. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas exploratórias, bibliográficas e de campo. A finalidade foi demonstrar que ferramentas de controle e planejamento contábil, o delivery, linhas de créditos e mídias sociais são componentes eficazes para manter e expandir as vendas, podendo também ser aplicadas posteriormente, pois as estratégias continuam sendo funcionais após o período de crise. O resultado encontrado por meio do exame dos custos, da localização, produto e clientes do restaurante foi satisfatório, haja vista que se adequou ao empreendimento e possibilitou realizar suas demandas, obtendo um lucro mensal até maior do que havia anteriormente. Dessa forma, verifica-se que há mecanismos que possam impedir a descontinuidade das empresas e evitar o desemprego, preenchendo lacunas na gestão empresarial. Por isso, constata-se que a utilização das ferramentas gerenciais foi viável e oportuna para o MEI, sendo essas eficientes para superar a crise, tornando-a como um elemento fundamental diante das dificuldades e contribuindo indiretamente para o crescimento da economia. 

REFLEXOS E MEDIDAS DOS PEQUENOS NEGÓCIOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: estudo de caso Capixabas Bar e Restaurante

DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5112130073

Palavras chave: Covid-19. Crise econômica. Ferramentas gerenciais. Mídias sociais. Microempreendedor Individual.

Keywords: Covid-19. Economic crisis. Management tools. Social media. Individual Microentrepreneur.

Abstract:

The study showed the reflexes of the pandemic to Individual Microentrepreneurs (MEI) and strategies capable of resuming the activities of small businesses paralyzed by the health crisis, which started after Covid-19. The Capixabas Bar e Restaurante, located in the coastal region, operates in the food business, one of the most affected by the crisis, was the object of analysis of this research. The objective was to propose measures at low cost and with the help of technology so that the company could remain in the market during the pandemic. The work was carried out through exploratory, bibliographic and field research. The purpose was to demonstrate that accounting control and planning tools, delivery, credit lines and social media are effective components to maintain and expand sales, and can also be applied later, as the strategies continue to be functional after the crisis period. The result found by examining the restaurant's costs, location, product and customers was satisfactory, given that it suited the enterprise and made it possible to fulfill its demands, obtaining a monthly profit even greater than there was previously. Thus, it appears that there are mechanisms that can prevent the discontinuity of companies and prevent unemployment, filling gaps in business management. Therefore, it appears that the use of managerial tools was feasible and timely for MEI, being efficient to overcome the crisis, making it a fundamental element in the face of difficulties and indirectly contributing to the growth of the economy.  

Autores

  • Beatriz Mendes Leal
  • Brenda Layane Mendes
  • José Victor Lopes de Abreu
  • Rayssa da Cunha Moraes
  • Carmem Luiza Moreira Costa