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capa do ebook COMUNICAÇÃO INTERNA NA HOTELARIA: UMA ANÁLISE REALIZADA NA RECEPÇÃO DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

COMUNICAÇÃO INTERNA NA HOTELARIA: UMA ANÁLISE REALIZADA NA RECEPÇÃO DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

O processo de comunicação é

uma extensão da linguagem, e, como tal,

um componente fundamental da condição

humana. O presente trabalho teve como

objetivo descrever e analisar a comunicação

interna em um empreendimento hoteleiro de

médio porte, localizado na Região Central do

Rio Grande do Sul. Foi realizado um estudo de

caráter descritivo, que utilizou como métodos

de pesquisa: a) entrevistas semi-estruturas

com duas as gestoras de empreendimento; b) a

observação participante no setor de recepção,

com duração de 31 horas, que foram realizadas

no período de 31de maio a 09 de junho de 2016.

A comunicação interna no empreendimento

é exercida por diversos canais dentro da

empresa, destacando-se a forma verbal como

sendo a grande “fonte de comunicação” dentro

do empreendimento; além disso a gerência está

sempre atenta e próxima do setor, o que faz

com que as mensagens sejam compreendidas

e realizadas com bastante eficiência e rapidez.

O uso dos recursos tecnológicos faz com

que a informação fique registrada para que

todos os colaborados do empreendimento

possam ter acesso essa informação, quando

necessário. Constatou-se, também, que a

comunicação ocorre predominantemente com

fluxo descendente, porém, embora funcione

entre a equipe, pois não gera muitas falhas

no serviço, pode impedir que boas ideias e/ou

alternativas sejam implementadas na empresa,

pela limitação da atuação dos colaboradores,

gerada por este tipo de fluxo na comunicação.

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COMUNICAÇÃO INTERNA NA HOTELARIA: UMA ANÁLISE REALIZADA NA RECEPÇÃO DE UM MEIO DE HOSPEDAGEM DA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • DOI: 10.22533/at.ed.43819170117

  • Palavras-chave: Comunicação Interna. Recepção. Hotelaria

  • Keywords: Internal Communication. Reception. Hotel business.

  • Abstract:

    The communication process is a

    language extension, and as such, a fundamental

    component of human condition. The present

    work has the goal to describe and analyze the

    intern communication in a medium size hotel enterprise, located in the Central Region

    of Rio Grande do Sul. A descriptive study was performed, and the following research

    methods were used: a) semi-structured interviews with two managers of the enterprise;

    b) participant observation in the reception, with 31 hours long, performed from May

    31 to June 9 2016. Internal communication in the enterprise is made through several

    channels inside the company, with speaking being the great “source of communication”

    inside the enterprise; besides, the management is always attentive and close to the

    sector, helping the messages to be understood and performed with a great level of

    efficiency and readiness. The use of technological resources allows the information

    to be registered so that all the enterprise collaborators can have access to this

    information when needed. It was also noticed that communication occurs mainly with a

    descendent flow. Although it works among the team – for it does not bring many flaws

    in the service – it can hinder good ideas and/or alternatives from being implemented in

    the company, due to the performance limitation of the collaborators, generated by this

    type of communication flow

  • Número de páginas: 15

  • Lenise David da Silva
  • Aliner da Maia Alves
  • Celina Franco Hoffmann
  • Gilnei Luiz de Moura
  • Roselaine Ruviaro Zanini
  • Luciana Davi Traverso
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