Visualizações

9

Estudo do perfil de empreendedores filiados a Associações Comerciais no Paraná

O presente estudo tem como objetivo identificar o perfil de empreendedores inseridos em Associações Comerciais no Paraná. As Associações Comerciais são instituições presentes e consolidadas na maioria das cidades paranaenses, atuando diretamente no desenvolvimento da atividade empreendedora enquanto entidade de suporte à classe empresarial e que proporciona a geração de redes de relacionamentos entre eles. Justifica-se o presente estudo que contribui para a compreensão de quem são os empreendedores na prática, mais especificamente aqueles que estão filiados a associações comerciais no estado do Paraná. Foi possível perceber que as características do indivíduo empreendedor estão ligadas ao contexto social, aos diferentes tipos de personalidades e ao conhecimento sobre empreendedorismo. A atitude empreendedora está relacionada com a capacidade de inovar e de aceitar os riscos inerentes ao novo negócio, são indivíduos proativos, que buscam explorar as oportunidades levando em conta os aspectos positivos e negativos de uma empresa já existente.

Estudo do perfil de empreendedores filiados a Associações Comerciais no Paraná

DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5112130075

Palavras chave: Empreendedorismo, oportunidades, associações.

Keywords: Entrepreneurship, opportunities, associations.

Abstract:

The present study aims to identify the profile of entrepreneurs inserted in Trade Associations in Paraná. Trade Associations are institutions present and consolidated in most cities in Paraná, acting directly in the entrepreneurial activity development as an entity supporting the business class and providing the generation of networks of relationships between them. The present study is justified in contribute to the understanding of who the entrepreneurs are in practice, more specifically those who are affiliated with commercial associations in Paraná state. It was possible to perceive that the characteristics of the entrepreneurial are linked to the social context, to the different types of personalities and to the knowledge about entrepreneurship. The entrepreneurial attitude is related to the ability to innovate and accept the risks inherent in the new business, they are proactive individuals, who seek to explore opportunities taking into account the positive and negative aspects of an existing company.

Autores

  • Tayso Silva
  • Izabela Martins Rodrigues
  • Lincoln Tutida
  • Cristina Hinterlang e Silva