Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook IMAGENS ANALÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

IMAGENS ANALÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

O uso de analogias no ensino

tem sido tema recorrente entre as muitas

pesquisas desenvolvidas contribuindo de forma

significativa no processo de aprendizagem

de conceitos complexos e abstratos a partir

de domínios já conhecidos. Em relação às

imagens analógicas nos livros didáticos, nem

sempre é o que se espera da função requerida

pelo instrumento. Neste trabalho busca-se

refletir sobre o uso das imagens analógicas

como forma de pensar sua utilização na sala de

aula. Assim,no presente estudo foi quantificado

e avaliado o uso das imagens presentes em

coleções didáticas de Biologia adotadas em

escolas públicas de ensino médio do município

de Itapipoca, no estado do Ceará. O estudo

de natureza descritivo-analítica utilizou a

investigação documental como metodologia

de pesquisa. Verificou-se que o mapeamento

entre similitudes e diferenças existentes na

relação analógica se faz necessário para

que as representações analógicas ocorram

de forma exitosa. Os manuais de apoio aos

professores precisam destacar a necessidade

de problematizar o uso de analogias presentes

nos textos, sugerindo sua potencialidade

enquanto ferramenta didática. Percebeu-se

ainda, que o uso das imagens analógicas

é pouco explorado pelos autores de livros

didáticos, estando o seu uso principalmente

concentrado em conteúdos relacionados à

bioquímica. Embora historicamente utilizadas

para comunicar conceitos, quando exploradas

de forma equivocada podem perder sua

função inicial de explicação e aproximação

com os conhecimentos prévios, passando

então a ser compreendida como parte do

conteúdo apreendido pelo estudante, ou seja,

favorecendo uma aprendizagem errônea do

conceito científico

Ler mais

IMAGENS ANALÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

  • DOI: 10.22533/at.ed.37719160123

  • Palavras-chave: analogia, ensino, aprendizagem, conhecimento prévio.

  • Keywords: analogy, teaching, learning, priors knowledge.

  • Abstract:

    The use of analogies in teaching

    has been a recurring theme among the many

    researches developed contributing significantly to the learning process of complex and abstract concepts from domains already known.

    In relation to analogue images in textbooks, it is not always what is expected of the

    function required by the instrument. In this work seek to reflect on the use of analogue

    images as a way of thinking about their use in the classroom. Thus, the present study

    was quantified and evaluated the use of the images present in didatic collections of

    Biology adopted in public high schools of the municipality of Itapipoca, in the state

    of Ceará. The descriptive-analytical study used documentary research as a research

    methodology. It was verified that the mapping between similarities and differences

    existing in the analog relation is necessary for the analogical representations to occur

    successfully. The manuals to support teachers needs to highlight the necessity to

    problematize the use of analogies in the texts, suggesting their potential as a didatic

    tool. It was also noticed that the use of the analogical images is little explored by the

    authors of didactic books, being their use mainly concentrated in contents related to the

    biochemistry. Although historically used to communicate concepts, when mistakenly

    explored, they may lose their initial function of explanation and approximation with

    previous knowledge, and then be understood as part of the content apprehended by

    the student, that is, favoring an erroneous learning of the scientific concept. 

  • Número de páginas: 15

  • Francisco Alves Santos
Fale conosco Whatsapp