Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook Perfil dos seguidores das redes sociais do 'Projeto Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira': uma análise antes e durante a pandemia de Covid-19

Perfil dos seguidores das redes sociais do 'Projeto Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira': uma análise antes e durante a pandemia de Covid-19

A diversidade cultural presente na cozinha brasileira é resultado da influência de diversos grupos sociais responsáveis pela formação do nosso povo. Com isso, o projeto “Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira” visa ser fomentador da cozinha nacional, a partir de saberes histórico-sociais de nossa cultura. Nesse sentido, durante a pandemia da COVID-19, o projeto tem atuado por meio das redes sociais Facebook e Instagram. Visando divulgar os conteúdos para todo o público em meio virtual, os discentes do projeto elaboraram material didático com embasamento histórico-científico como: filmagens de receitas, criação de temáticas a serem trabalhadas e imagens para posts, além de monitorar constantemente as redes sociais. Com isso, o objetivo do trabalho consiste em analisar o perfil dos seguidores das redes sociais, antes e durante a pandemia da COVID-19. Para isso, utilizou-se as ferramentas métricas do Facebook com dados de outubro de 2019 a março de 2021, e do Instagram de maio de 2019 a março de 2021. A página do projeto no Facebook teve um crescimento em torno de 177% no número de seguidores durante o período avaliado. Em relação ao perfil dos seguidores, observou-se que em ambos os períodos o acesso foi majoritariamente feminino (73% em 2019 e 75% em 2021). Sobre o alcance total, observou-se crescimento de 110%, passando de 487 para 1020 pessoas. A página do Instagram contou com 516 novos seguidores no período analisado, o que corresponde a um aumento de 464%. O perfil dos seguidores dessa rede também se manteve, contando com o público feminino como maioria (69% em 2019 e 75% em 2021). Com isso, pode-se destacar o acréscimo de adesões às contas das redes sociais do projeto no período pré e durante a pandemia da COVID-19, mantendo o perfil dos seguidores.

Ler mais

Perfil dos seguidores das redes sociais do 'Projeto Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira': uma análise antes e durante a pandemia de Covid-19

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.51121300718

  • Palavras-chave: Mídias sociais. Gastronomia. Culinária Brasileira. Extensão. Pandemia.

  • Keywords: Social media. Gastronomy. Brazilian Culinary. Extension. Pandemic.

  • Abstract:

    The cultural diversity present in the brazilian cuisine is the result of the influence of several social groups responsible for the formation of our people. The project ‘Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira’ aims to promote the national Cuisine, from the historical-social knowledge of our culture. During the COVID-19 pandemic, the project has acted through social medias Facebook and Instagram. Aiming to disseminate the contents to the public in a virtual environment, the students of the project elaborate educational material with historical-scientific basis such as: footage of recipes, creation of themes to be worked and images for posts, in addition to constantly monitoring our websites. The objective of this work is to analyze the profile of followers of social networks, before and during the COVID-19 pandemic. For this, we used the Facebook metrics tools with data from October 2019 to March 2021, and Instagram from May 2019 to March 2021. The project’s Facebook page had an increase of around 177% in the number of followers during the period evaluated. Regarding the profile of followers, it was observed that in both periods assessed access was mostly female (73% in 2019 and 75% in 2021). On the total reach, there was a growth of 110%, going from 487 to 1020 people. The Instagram page had 516 new followers in the analyzed period, which corresponds to an increase of 464%. The profile of the followers of this network also remained, counting the female public as the majority (69% in 2019 and 75% in 2021). With this, we can highlight the increase in subscriptions to the social media accounts of the project in the period before and during the COVID-19 pandemic, maintaining the profile of followers.

  • Número de páginas: 17

  • Gabrielle Padilha Bochi
  • Thaina Schwan Karls
  • Camila Pinheiro Coura
  • Mara Lima De Cnop
  • Pedro Ricardo Viviani da Silva
Fale conosco Whatsapp