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capa do ebook ABELHAS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E CONSERVAÇÃO

ABELHAS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E CONSERVAÇÃO

As abelhas são conhecidas como principais polinizadoras por dependerem dos recursos oferecidos pelas flores, sendo importantes nos cultivos cuja polinização é obrigatória, contribuindo na qualidade da produção de frutos e sementes. As ações humanas têm causado o declínio nas populações de abelhas, de forma que a divulgação do conhecimento pode contribuir para conservação. O ensino de Ciências deve ir além de conceitos memorizados, estimulando os estudantes a buscar possíveis soluções para seus questionamentos sobre os fenômenos cotidianos. Assim, o objetivo deste estudo foi executar uma atividade de intervenção visando divulgar o conhecimento das abelhas e as práticas de conservação. Desenvolvemos a atividade com estudantes de 6º e 7º ano do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, no distrito de Itaguaçu-GO, município de São Simão, Goiás. Inicialmente aplicamos um questionário atividade para avaliar o conhecimento prévio dos participantes Em seguida ministramos uma sequência de aulas abordando morfologia e diversidade de abelhas, flores, polinização e a produção de frutos e sementes, e encerramos com uma atividade chamada de café da manhã que envolvia a aplicação dos conhecimentos. Logo após a finalização da atividade aplicamos o questionário novamente e reaplicamos após 15 dias. Encontramos uma média de acertos significativamente maior após a atividade de intervenção, sem diferença significativa nos acertos após a atividade indicando fixação do conteúdo. Além dos acertos nas questões, notamos uma maior complexidade na redação das respostas incluindo aplicação de termos técnicos. Notamos a importância de atividades de divulgação, por oportunizar aos estudantes envolvidos, uma nova visão sobre as abelhas, nosso modelo escolhido, bem como as interações e contribuições no ambiente, de forma a contribuir para a conservação.

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ABELHAS NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E CONSERVAÇÃO

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5832120071

  • Palavras-chave: Educação ambiental. Interação ecológica. Polinizador. Polinização. Ciências da natureza.

  • Keywords: Environmental education. Ecological interaction. Pollinator. Pollination. Nature sciences.

  • Abstract:

    Bees are known as main pollinators because they depend on the resources offered by flowers, being important in crops which pollination is required, contributing to the quality of fruit and seed set. Human activities caused decline in bee populations, so the knowledge diffusion can contribute to conservation. Science teaching must go beyond memorized concepts, encouraging students to search for possible solutions to their questions about everyday phenomena. Thus, the objective of this study was to carry out an intervention activity aimed at disseminating the knowledge of bees and conservation practices. We developed the activity with 6th and 7th grade students at Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, in the district of Itaguaçu-GO, municipality of São Simão, Goiás. Initially, we applied a survey to assess the participants' previous knowledge. Then we gave a sequence of classes addressing bees morphology and diversity, flowers, pollination, and fruits and seeds set, besides we ended with an activity called breakfast that involved the knowledge application. Right after the end of the activity, we applied the questionnaire again and reapplied after 15 days. We found a significantly higher average of correct answers after the intervention activity, with no significant difference in the correct answers after the activity indicating content fixation. In addition to the correct answers to the questions, we noticed a greater complexity in the writing of the responses, including the application of technical words. We realized the importance of outreach activities, as it provides the students involved with a new view of bees, our chosen model, as well as interactions and contributions to the environment, in order to contribute to conservation.

  • Número de páginas: 15

  • Verônica Aparecida Ferreira de Moraes de Melo e Silva
  • Marcela Yamamoto
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