Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook CARTAS-MOLÉCULAS: JOGO DE CARTAS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DE BIOMOLÉCULAS

CARTAS-MOLÉCULAS: JOGO DE CARTAS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DE BIOMOLÉCULAS

O uso de jogos de tabuleiro e flashcards são muito atrativos para os estudantes de ensino médio, potencializando criatividade, cognição, afeição, socialização e motivação. O ensino de Bioquímica pode ser um grande desafio para alunos e professores especialmente na apresentação inicial das biomoléculas básicas como os ácidos nucléicos, proteínas, lipídeos e carboidratos. Para incrementar e motivar este campo de jogos em Bioquímica, este trabalho apresenta um novo jogo de cartas inserindo conceitos, estrutura, funções e aplicações das biomoléculas. Neste trabalho apresentamos a concepção, passo a passo de construção e regras de um jogo de tabuleiro estilo flashcards, intitulado Cartas-Moléculas, para dois jogadores ou dois grupos. O jogo criado constituiu-se de 41 cartas ilustradas diferentes, com 31 biomoléculas diferentes, além de um tabuleiro de dimensões 42 X 60 centímetros com 5 regiões específicas para cada jogador. As regras foram divididas em 5 tópicos. As cartas foram divididas em seis categorias (aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas, carboidratos, proteínas e lipídeos) diferenciando-se por cores. Para a confecção das cartas foi utilizado o aplicativo Card DIY: Yu-Gi-Oh (Nekmit Service) e papel tipo cartão duplex. Neste contexto, foi apresentado como um produto didático, com todo o passo-a-passo de confecção como opção dinâmica para aplicação em sala-de-aula ou fora dela.

Ler mais

CARTAS-MOLÉCULAS: JOGO DE CARTAS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DE BIOMOLÉCULAS

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.49121120714

  • Palavras-chave: Jogo de cartas; Ensino; Bioquímica

  • Keywords: Card games, teaching, Biochemistry

  • Abstract:

    The use of board games and flashcards is desirable for high school students, enhancing creativity, cognition, affection, socialization, and motivation. Teaching Biochemistry can be a great challenge for students and teachers, especially in the initial presentation of essential biomolecules such as nucleic acids, proteins, lipids, and carbohydrates. This work aims to increase and motivate this field of games in Biochemistry, presenting a new round of main cards, structure, functions, and applications of biomolecules. In this work, we offer the design, step by step of construction, and rules of a flashcards-style board game entitled Molecules-Card. The gamers number was two or two groups. The game created consisted of 41 different illustrated cards (31 different biomolecules) and a 42 x 60-inch board with five specific regions for each player. The rules were divided into five items. The cards were divided into six categories (amino acids, nucleic acids, vitamins, carbohydrates, proteins, and lipids), differentiating themselves by nuclei. The card layout was designed by DIY Card application Yu-Gi-Oh (Nekmit Service), and the cards were produced in duplex card paper. The game is presented as a didactic product, step-by-step preparation as a dynamic option for application in the classroom or outside.

  • Número de páginas: 20

  • Juliana Osório Alves
  • Paulo Elesson Guimarães de Oliveira
  • Isabele da Silva Pereira
  • Raquel Martins de Freitas
  • Stela Mirla Felipe
  • Christina Pacheco Santos Martin
  • Paula Matias Soares
  • Vânia Marilande Ceccatto
  • Luiz Henrique Pontes dos Santos
Fale conosco Whatsapp