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IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

O presente artigo visa apresentar uma necessidade que foi identificada durante os anos onde os avanços na educação tiveram maior notoriedade. Receber alunos com necessidades especiais em classes de escolas regulares passou a ter importância, considerando a realidade, ainda muito presente, da discriminação por conta das características individuais destes alunos. Ao passo que a sociedade avança em diversos aspectos, é possível perceber o quanto algumas pessoas, especialmente crianças em fases iniciais de letramento, sofrem com o distanciamento cognitivo entre seus pares. Ainda que não se possa perceber imediatamente, o resultado colhido no futuro é potencialmente grave, caso a sociedade não esteja preparada para esta realidade. O papel dos envolvidos com esse cenário é o de oferecer o que se tem de mais esclarecedor no sentido de fornecer à essas crianças a chance de competir em pé de igualdade com outras que apresentam desenvolvimento considerado normal. Necessidades especiais merecem tratamento especial. Durante as páginas que se seguem será possível vislumbrar saídas que impedem a sociedade de avançar nos seus níveis mais singulares, dentre eles, a necessidade de inclusão de crianças com deficiência intelectual.

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IMPORTÂNCIA DA SALA DE RECURSOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • DOI: 10.22533/at.ed.65421110612

  • Palavras-chave: Educação especial. Declaração de Salamanca. Atendimento Especializado. Deficiência Intelectual.

  • Keywords: Special education. Declaration of Salamanca. Specialized Service. Intellectual Disability.

  • Abstract:

    The present article aims to present a need that was identified during the years where advances in education were more notorious. Receiving students with special needs in regular school classes became important, considering the still very strong presence of discrimination because of the individual characteristics of these students. As society advances in several aspects, it is possible to see how some people, especially children in the early stages of literacy, suffer from cognitive distancing among their peers. Even if one can not immediately perceive, the result obtained in the future is potentially serious if society is not prepared for this reality. The role of those involved in this scenario is to offer what is most enlightening to provide these children with the chance to compete on an equal footing with others who are considered normal development. Special needs deserve special treatment. During the following pages it will be possible to glimpse outlets that prevent society from advancing at its most unique levels, among them, the need to include children with intellectual disabilities.

  • Número de páginas: 8

  • Janete Terezinha Schmitz
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