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capa do ebook SABERES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

SABERES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

O presente estudo possui o objetivo de verificar os saberes dos profissionais da educação sobre suporte básico de vida. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, transversal e descritiva, realizada com 28 funcionários de uma escola de educação básica de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu a partir de um questionário estruturado e validado. Para análise desses dados, utilizou-se o programa SPSS. A propósito, o estudo foi submetido e aprovado no comitê de ética em pesquisa sob o parecer 3790557. Constatou-se que 92,9% dos participantes apresentaram conhecimento frágil para a realização de procedimentos e ações quanto a diferentes situações que exigem noções em urgência e emergência. Concluiu-se que há necessidade de implantação de um programa de treinamento de primeiros socorros com funcionários da Educação Básica, no intuito de orientá-los no concernente a estudos e técnicas sobre intervenções imediatas a uma pessoa que sofreu um mal súbito e/ou foi vítima de acidente.

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SABERES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

  • DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.0472121075

  • Palavras-chave: Ensino. Professores Escolares. Primeiros socorros. Reanimação cardiopulmonar.

  • Keywords: Teaching. School teachers. First Aid. Cardiopulmonary resuscitation.

  • Abstract:

    This study has the objective to verify the knowledge of education professionals on Basic Life Support. This is a research with a quantitative, transversal and descriptive approach. The study involved 28 employees in an Elementary School in Minas Gerais. We collected data through a structured and validated questionnaire. For data analysis, we used the program SPSS. The study was submitted and approved by the Research Ethics Committee under the research opinion number 3790557. We verified that 92,9% of the participants showed fragile knowledge in performing procedures and actions facing different situations that demand notions in urgency and emergency. We conclude there is a need for implementation of a First Aid training program for teachers and staff aiming to guide them facing these techniques and studies that clarify the impact of these interventions.

  • Número de páginas: 14

  • Bruna Renata Duarte Oliveira
  • Andressa Prates Sá
  • Kezia Danielle Leite Duarte
  • Luane Karine Ferreira de Sousa
  • Raynara Laurinda Nascimento Nunes
  • Solange Macedo Santos
  • Dayane Araújo Rocha
  • Bárbara Stéfany Ruas e Silva Dourado
  • Karine Suene Mendes Almeida Ribeiro
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