Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O USO DAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA: O QUE REVELAM PROFESSORES DE MATEMÁICA DE UMA CIDADE DO SEMIÁRIDO BAIANO?

O USO DAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA: O QUE REVELAM PROFESSORES DE MATEMÁICA DE UMA CIDADE DO SEMIÁRIDO BAIANO?

Este trabalho objetiva discutir sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) inseridas nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e que aproximam os professores e estudantes nas práticas de ensino atuais, ocorridas remotamente, e fazendo-os refletir sobre as contribuições desses recursos. Nesta perspectiva, levantou-se a seguinte problemática de investigação: “Quais TIC são utilizadas pelos professores de Matemática durante os percursos de ensino e aprendizagem na Pandemia? ”.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com quatro professores licenciados em Matemática e que residem na cidade de Antônio Gonçalves, município pertencente à região norte do Estado da Bahia. Para produção de dados utilizou-se, enquanto instrumento, um questionário criado no Google formulário. Concluiu-se, após a análise dos dados, que o tempo inicial de suspenção de aulas foi usado pelos professores para pesquisar e participar de formações que os preparassem para as aulas remotas, já que devido a Pandemia do coronavírus essa passou a ser uma realidade. Outro ponto percebido foi que o “Zoom; Google Meet; Pacote Office; Sokrative, plataforma digital; malmath, e outros aplicativos matemáticos; e a utilização do whatsApp ou telegram”, tornou possível os movimentos de ensino e aprendizagem, aproximando docentes e discente que a essas ferramentas tem acesso. Os docentes, com isso, passaram a refletir sobre as contribuições que esses recursos proporcionam ao ensino da Matemática, podendo assumi-los em um contexto de pós-pandemia.

Ler mais

O USO DAS TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA: O QUE REVELAM PROFESSORES DE MATEMÁICA DE UMA CIDADE DO SEMIÁRIDO BAIANO?

  • DOI: 10.22533/at.ed.29921290410

  • Palavras-chave: Pandemia; Ensino da Matemática; TIC.

  • Keywords: Pandemic; Mathematics teaching; ICT.

  • Abstract:

    This work aims to discuss the Information and Communication Technologies (ICT) inserted in the teaching and learning processes of Mathematics and that bring teachers and students closer to current teaching practices, which occurred remotely, and making them reflect on the contributions of these resources. In this perspective, the following research problem was raised: “Which ICTs are used by Mathematics teachers during the teaching and learning pathways in Pandemic? ”. It is a qualitative research, of the case study type, carried out with four professors with degrees in Mathematics and who reside in the city of Antônio Gonçalves, a municipality in the northern region of the State of Bahia. For data production, a questionnaire created on the Google form was used as an instrument. It was concluded, after analyzing the data, that the initial time of class suspension was used by teachers to research and participate in training that would prepare them for remote classes, since due to the coronavirus Pandemic this became a reality. Another point that was perceived was that “Zoom; Google Meet; Office pack; Sokrative, digital platform; malmath, and other mathematical applications; and the use of whatsApp or telegram ”, made teaching and learning movements possible, bringing together teachers and students who have access to these tools. With that, teachers started to reflect on the contributions that these resources provide to the teaching of Mathematics, being able to assume them in a post-pandemic context.

  • Número de páginas: 13

  • Ana Cleice Souza de Menezes
  • Américo Junior Nunes da Silva
Fale conosco Whatsapp