Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook EDUCAÇÃO EM TURISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO EM TURISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Um dos 65 destinos indutores

elencados pelo Ministério do Turismo, a cidade

do Rio de Janeiro recebe milhões de turistas

e sofre impactos com tamanha intensidade da

atividade. Tal dado já aponta que o debate sobre

a inserção do estudo do turismo no ensino básico

da cidade é, em si, de grande relevância para

discutir estes impactos. Mas, para além disso,

o baixo número de escolas cariocas abordando

turismo (apenas duas) revela uma oportunidade

quando integrado à discussão sobre o Plano

Nacional de Educação (PNE). A quinta diretriz

do PNE revela expressiva proximidade com a

educação em turismo ao articular trabalho e

cidadania à formação básica. Assim, o objetivo

desta pesquisa é identificar potencialidades

de inserção do turismo na educação a partir

do PNE 2014-2024. A partir de uma pesquisa

bibliográfica acerca do tema turismo e educação,

foi realizada uma análise de conteúdo do PNE

2014-2024. O foco da análise foi levantar

metas estabelecidas no Plano que pudessem

ser beneficiadas por alguma das relações entre

turismo e educação identificadas na pesquisa

bibliográfica.

 

Ler mais

EDUCAÇÃO EM TURISMO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

  • DOI: 10.22533/at.ed.4381917011

  • Palavras-chave: Educação em Turismo PNE. Educação básica. Turismo pedagógico. Educação profissional

  • Keywords: Education in Tourism. PNE. High School. Pedagogical tourism. Professional education.

  • Abstract:

    One of the 65 inductive destinations

    listed by the Ministry of Tourism, the city of Rio

    de Janeiro receives mil

    integrated into the discussion about the National

    Education Plan (PNE). The PNE’s fifth guideline

    reveals expressive proximity to tourism

    education by articulating work and citizenship

    to basic school. Thus, this research aims to

    identify potentialities of inserting tourism in

    education through the PNE 2014-2024. Based

    on a bibliographical research about tourism and

    education, a content analysis of PNE 2014-2024

    was carried out. The focus of this analysis was to

    identify goals established in the Plan that could

    be benefited from some of the relationships

    between tourism and education, such as those

    found in the bibliographic research

  • Número de páginas: 15

  • Ivan Conceição Martins da Silva
Fale conosco Whatsapp