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capa do ebook Violência e suas manifestações no cotidiano escolar: Uma abordagem teórica sobre relações étnico-raciais

Violência e suas manifestações no cotidiano escolar: Uma abordagem teórica sobre relações étnico-raciais

Este é um recorte teórico da pesquisa que tem como objetivo analisar a violência simbólica entre alunos e professor-alunos na Escola Pública Municipal Y, sediada no território de Identidade Bacia do Paramirim, BA, especificamente, expressa nos racismos e suas intersecções com as categorias de gênero, etnia, classe social e, de que forma a escola tem (ou não) contribuído no combate a esse fenômeno na sala de aula e noutros ambientes de convivência dos alunos, professores-alunos. Neste recorte, tratamos da violência simbólica e suas manifestações no cotidiano escolar, com um olhar sobre o racismo sob a forma de violência silenciosa e invisível (BOURDIEU, 1998) nas relações étnico-raciais na escola. Entre as manifestações de violência presentes na escola, a violência simbólica é a mais frequente nas relações de interação e pedagógicas, tanto entre alunos como professor-alunos, no cotidiano escolar. A escola como espaço apropriado para a socialização e convivência democrática, solidária deve favorecer a formação para as relações étnico-raciais e o respeito com o outro – o diferente.

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Violência e suas manifestações no cotidiano escolar: Uma abordagem teórica sobre relações étnico-raciais

  • DOI: 10.22533/at.ed.67821110618

  • Palavras-chave: Violência escolar; classe social e discriminação; violência simbólica; intersecção raça/etnia e gênero.

  • Keywords: Violence and its manifestations in school life: A theoretical cutting on ethnic-racial relationships

  • Abstract:

    This is a theoretical part of the research that aims to analyze the symbolic violence between students and teacher-students at the Municipal Public School Y, situated in  Identidade Bacia do Paramirim, BA, specifically, expressed in the racisms and their intersections with the categories of gender, ethnicity, social class and, how the school has (or not) contributed in combating this phenomenon at the classroom and in other students living enviroments, teacher-students. In this section, we deal with symbolic violence and its manifestations in school daily life, with a look at racism in the form of silent and invisible violence (BOURDIEU, 1998) in ethnic-racial relations at school. Among the violence manifestations present at school, symbolic violence is the most frequent in the interaction and pedagogical relationships, both between students and teacher-students, in the school routine. The school as an appropriate space for socialization and democratic, solidary coexistence should favor training for ethnic-racial relations and respect for the other - the different.

  • Número de páginas: 17

  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira
  • Helenice Bastos Batista Rocha
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