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capa do ebook Acompanhamento Psicológico do Sujeito Surdo na Educação Superior: Desafios  e Possibilidades

Acompanhamento Psicológico do Sujeito Surdo na Educação Superior: Desafios e Possibilidades

O presente artigo tem como objetivo discutir a possibilidade da atuação conjunta do Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais e do Psicólogo para efetivar o processo de inclusão do estudante surdo na Educação Superior. O método do estudo  consistiu  em uma revisão teórica, cuja análise qualitativa ponderou a  discussão crítica do estado atual da questão, utilizando a  base de dados específica de pesquisas na área da psicologia BSV index Psi, a partir dos descritores: psicologia e intérprete de línguas de sinais, sem especificação de data para maior amplitude de pesquisa sobre o tema. Percebeu-se que uma das barreiras que o sujeito surdo encontra, é o acesso aos atendimentos psicológicos, seja pela dificuldade de comunicação decorrente do uso da Libras, seja pela falta de informação deste atendimento, o que levou entender a necessidade e a importância da existência desta ação em conjunto para que haja interlocuções entre estas áreas de atuação profissional para a  qualidade de permanência na Educação Superior do estudante surdo. Concluiu-se que  o trabalho do Tradutor Intérprete de Libras e da Psicologia  podem  contribuir com a efetividade da inclusão educacional e principalmente do processo de aprendizagem, uma vez que ambas as áreas potencializam o desenvolvimento do sujeito para sua formação e desenvolvimento de forma sistêmica.

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Acompanhamento Psicológico do Sujeito Surdo na Educação Superior: Desafios e Possibilidades

  • DOI: 10.22533/at.ed.16921060518

  • Palavras-chave: Educação Superior, Tradutor/Intérprete de Libras, Psicologia

  • Keywords: Higher Education; translator/interpreter of Libras; psychology

  • Abstract:

    The purpose of this article is to discuss the possibility of the joint action of the Sign Language Translator/Interpreter and the Psychologist to carry out the process of inclusion of the deaf student in Higher Education. The study method consists of a theoretical revision, whose qualitative analysis weighed the critical discussion of the current state of the question, using the specific database of researches in the area of Psychology BSV index Psi, from the descriptors: psychology and sign language interpreter,without date specification. It was noticed that one of the barriers that the deaf person encounters is access to psychological care, either due to the difficulty of communication resulting from the use of Libras, or due to the lack of information on this service, which led to understand the need and the importance of the existence of this action together so that there is interlocutions between these areas of professional performance for the quality of the Higher Education permanence of the deaf student. It was concluded that the work of the Translator Interpreter of Libras and Psychology can contribute to the effectiveness of educational inclusion and especially the learning process, sinceboth areas potentiate the development of the subject for their formation and development in a systemic way.

  • Número de páginas: 21

  • Juliana Corrêa de Lima
  • Silvia Maria de Oliveira Pavão
  • Lidiene Jaqueline de Souza Costa Marchesan
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