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APLICAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ETNOGRAFIA NOS CAMPOS DO LAZER E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Os métodos e técnicas de pesquisa em lazer e Educação Física escolar são diversos, no entanto, o referencial teórico-metodológico da etnografia tem se mostrado eficaz para a busca dos significados das ações humanas. Assim, temos como objetivo analisar esse referencial, tendo como base os estudos de Clifford Geertz e sua aplicação nos campos do lazer e Educação Física escolar. Como procedimentos metodológicos utilizou-se revisão de literatura, tendo como referência trabalhos produzidos por um grupo de pesquisa brasileiro, o GELC, Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Práticas Corporais e Cultura, locado na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP),  sendo essas produções também vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Unimep. Foram selecionados exemplos de pesquisas concluídas para discussão e análise. Conclui-se que os estudos qualitativos, descritivos, com técnicas de pesquisa de “tipo etnográfico”, ou em aproximações com este referencial teórico metodológico, são fundamentais, pois buscam identificar o universo dos significados, das crenças e dos valores construídos socialmente pelos sujeitos. Trata-se de um referencial teórico-metodológico útil para se conhecer melhor os diferentes grupos sociais e suas práticas, minimizando problemas como o preconceito social que se dá no modo como se compreende o outro.

APLICAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ETNOGRAFIA NOS CAMPOS DO LAZER E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DOI: 10.22533/at.ed.3742120051

Palavras chave: Pesquisa qualitativa, Etnografia, Cultura, Educação Física escolar, Lazer

Keywords: Qualitative research, Ethnography, Culture, School Physical Education, Leisure

Abstract:

The methods and techniques of research in leisure and Physical Education at school are diverse, however, the theoretical-methodological framework of ethnography has been shown to be effective in the search for the meanings of human actions. Thus, we aim to analyze this framework, based on the studies of Clifford Geertz and its application in the fields of leisure and school Physical Education. As methodological procedures, a literature review was used, having as reference works produced by a Brazilian research group, the GELC, Research Group on Leisure, Body Practices and Culture, located at the Methodist University of Piracicaba (UNIMEP), productions also of the Graduate Program in Human Movement Sciences at Unimep. Examples of completed research were selected for discussion and analysis. It is concluded that qualitative and descriptive studies, with research techniques of “ethnographic type”, or in approximations with this theoretical methodological framework, are fundamental, since they seek to identify the universe of meanings, beliefs and values ​​felt and socially constructed by subjects. It is a useful theoretical-methodological framework to better understand the different social groups and their practices, minimizing problems such as social prejudice that occurs in the way one understands the other.

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva
  • Nathalia Sara Patreze
  • Rosiane Pillon
  • Jederson Garbin Tenório