Artigo - Atena Editora

Artigo

Baixe agora

Livros
capa do ebook O papel das diferentes mídias e sua relação com o consumo na infância.

O papel das diferentes mídias e sua relação com o consumo na infância.

 

O consumo presente em nossa sociedade vai além de um simples comprar, pode-se dizer que estamos submetidos à ordem social que padroniza comportamentos e ideias conforme padrões do consumo. O sujeito, mais especificamente a criança, vai se adaptando a esses moldes desde muito cedo. Com influência destes meios massivos, a cultura infantil e a educação acabam sendo caracterizadas com uma nova rotina e modos de brincar que interferem diariamente na formação das crianças e de seus hábitos. O objetivo desta pesquisa é analisar o papel das diferentes mídias no processo formativo e sua relação com o consumo. Para tanto, um segundo objetivo é observado: Analisar o documento: ’’Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem (2017),” que aponta o marco global para redimensionar a humanidade em um caminho sustentável (ONU, 2015). Segundo este documento, dentre os dezessete objetivos estipulados pela ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), identificamos o item doze como foco do nosso trabalho, pois ele trata de assegurar as relações de consumo e produção de forma responsável. Ele propõe ações até 2030 para o desenvolvimento sustentável, estabelecendo objetivos de abrangência dos desafios globais fundamentais para a sobrevivência da humanidade. A pesquisa é desenvolvida em forma de revisão bibliográfica tendo autores como Levy (2010) e Oliveira (2012) e os documentos citados. Espera-se estabelecer as implicações identificadas sobre o papel das diferentes mídias e do consumo nos processos educativos, considerando o caminho sustentável, para que possa contribuir para o professor refletir sobre o tema em sua prática na sala de aula.

Ler mais

O papel das diferentes mídias e sua relação com o consumo na infância.

  • DOI: 10.22533/at.ed.29921290411

  • Palavras-chave: Educação, Mídia e Criança.

  • Keywords: Education, Media and Children.

  • Abstract:

    The consumption present in our society goes beyond a simple purchase, it can be said that we are subjected to the social order that standardizes behaviors and ideas according to consumption patterns. The subject, more specifically the child, adapts to these molds from an early age. Influenced by these mass media, children's culture and education end up being characterized by a new routine and ways of playing that interfere daily in the formation of children and their habits. The objective of this research is to analyze the role of different media in the training process and its relationship with consumption. To this end, a second objective is observed: Analyze the document: ’’ Education for sustainable development objectives: learning objectives (2017), ”which points out the global framework for resizing humanity on a sustainable path (UN, 2015). According to this document, among the seventeen objectives stipulated by the SDG (Sustainable Development Goals), we identified item twelve as the focus of our work, as it tries to ensure the consumption and production relationships in a responsible manner. It proposes actions until 2030 for sustainable development, setting objectives to cover the global challenges fundamental to the survival of humanity. The research is developed in the form of a bibliographic review with authors such as Levy (2010) and Oliveira (2012) and the documents cited. It is expected to establish the implications identified on the role of different media and consumption in educational processes, considering the sustainable path, so that it can help the teacher reflect on the theme in his classroom practice.

  • Número de páginas: 10

  • Bárbara Gabriele Camargo
  • Ana Carolina Kastein Barcellos
  • Barbara Bombonatto
Fale conosco Whatsapp