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capa do ebook IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: entre a formação e atuação a partir dos Pressupostos da Psicologia Social

IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: entre a formação e atuação a partir dos Pressupostos da Psicologia Social

O pedagogo desempenha atividade profissional na educação pela relevância política e social que comporta, pois seu objetivo é pautado no desenvolvimento da formação humana. Sua identidade está relacionada ao movimento dialético, entre o social, o histórico e cultural, mediado pela atividade trabalho, porém com limitações, bem como a diferentes possibilidades e contextos. Este estudo teve como objetivo discutir a identidade do profissional pedagogo, no que tange sua atuação contemporânea, pelo reconhecimento do seu papel, funções, e transformações no decorrer do tempo. Essa produção é resultado de discussões a partir do projeto de pesquisa intitulado: A Identidade do Pedagogo no instituto federal de educação do Piauí: formação e atuação. Registrado na Coordenação de Pesquisa do Instituto Federal de Educação de São Raimundo Nonato-PI, sob o n° 23175.000290/2017-41 e se respalda em uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, de natureza bibliográfica e, de campo, utilizando de referenciais de base como: Carvalho (2011), Ciampa (2005), Hall (2007), Dubar (2005), Nóvoa (2002) dentre outros referenciados neste trabalho que foram   licenciatura. Sobre o campo de atuação e suas condições de trabalho, o pedagogo vem exercendo inúmeras atividades que o caracteriza como um profissional de função generalista, e que sua identidade perpasse o movimento dialético entre o pessoal, social e cultural, e em constante transformação.

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IDENTIDADE DO PEDAGOGO: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ: entre a formação e atuação a partir dos Pressupostos da Psicologia Social

  • DOI: 10.22533/at.ed.65421110622

  • Palavras-chave: Formação. Identidade profissional. Atuação profissional

  • Keywords: Training. Professional identity. Professional performance

  • Abstract:

    The pedagogue plays his role and professional activity in education for the political and social relevance that it entails, since its objective is based on the development of human formation. Its identity is related to the dialectical movement, between social, historical and cultural, mediated by work activity, but with limitations, as well as different possibilities and contexts. The purpose of this study was to discuss the identity of the pedagogical professional, regarding their contemporary performance, for the recognition of their role, functions, and transformations over time. This production is the result of discussions based on the research project titled: The Pedagogical Identity in the federal institute of education of Piauí: training and acting. Registered in the Coordination of Research of the Federal Institute of Education of São Raimundo Nonato-PI, under No. 23175.000290 / 2017-41 and it is supported in an exploratory research of qualitative character, of bibliographical nature and, of field, using of base reference like : Carvalho (2011), Ciampa (2005), Hall (2007), Dubar (2005), Nóvoa (2002) among others referenced in this work that were undergraduate. Regarding the field of work and its working conditions, the pedagogue has been carrying out innumerable activities that characterize him as a professional with a generalist function, and that his identity permeates the dialectical movement between personal, social and cultural, and in constant transformation.

     

  • Número de páginas: 3

  • DIRNO VILANOVA DA COSTA
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